Na noite de quarta-feira, 22, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) realizou um evento que reuniu 100 mulheres para celebrar os 100 anos da Associação. Além disso, a programação faz parte das celebrações do mês do Empreendedorismo Feminino e teve como objetivo homenagear as mulheres que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do município.
A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Aciap, Jacqueline Guimbala, destacou a importância do evento e a participação das mulheres empreendedoras. “O objetivo é contribuir para o bem-estar e promover o amor próprio da mulher e da empreendedora. Um dia dedicado a celebrar, inspirar e capacitar as mulheres da nossa comunidade, reconhecendo a importância de cuidar de si mesma, se amar e se fortalecer”, destacou. Jacqueline foi uma das homenageadas da noite e agradeceu o reconhecimento recebido das diretoras do CMEC. “Ao ser homenageada, percebo o brilho que compartilhamos, lapidando nossos momentos juntas. Agradeço por cada faceta desse diamante, pois cada uma reflete a beleza única da amizade de cada uma de vocês. Será como um tesouro que guardarei no meu coração, tornando nossa amizade um diamante ainda mais especial”, agradeceu.
HOMENAGENS
Lenice Peretti de Albuquerque Maranhão, dona-proprietária do Hotel Camboa, foi uma das homenageadas da noite. “Há anos atrás, quando a gente só tinha Paranaguá, desde 93, depois que nós inauguramos o Hotel Camboa, depois nós entramos, só nós, em 97. Eu venho na ACIAP, depois passou tempo que o meu marido estava morando aqui, eu deixei um pouco de vir. Então, eu estou retornando hoje. As mulheres empreendem e sempre ficam escondidas, inclusive eu. E a gente tem que se abrir mais para as pessoas, para todos. É muito bom ser lembrada, eu nunca tinha sido homenageada, foi a primeira vez. Eu sou geralmente aquela que trabalha mais escondida, mas é muito bom receber uma homenagem”, agradeceu.
As responsáveis pelo Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro, Mara Baioni e Jiseli Pirelli foram publicamente homenageadas no evento, assim como a líder das Voluntárias Cisne Branco, Kátia Priscila Brandão Pereira Reis. Além disso, houve também a homenagem às ex-presidentes: Regina Lucia Corrêa (1991-1997); Silvana Leal (2001-2003) e Maria de Las Mercedes Gori (2007-2009).
DIRETORAS
O CMEC conta, atualmente, com uma nova estrutura, sendo uma diretoria e seus comitês específicos constituídos por associadas da Aciap: Comitê de Eventos e Promoções; Comitê de Arte e Cultura; Comitê de Relações Institucionais e Internacionais; Comitê de Assuntos da Indústria, Comércio e Serviços; Comitê da Saúde da Mulher e o Comitê dos Direitos da Mulher.
Hoje, o Conselho recebe novas associadas, que foram apresentadas no evento, sendo elas: Jordana Costa (nutricionista); Soraya Stein (Consultoria Empresarial); Leilane Bento Mathias (English Teacher e Diretora de Social Media e Palestrante Tedx); Maria Venita (Doce Vida Refeições) e Dinamara de Farias (advogada).
Marlene Martins, uma das diretoras do CMEC da Aciap, frisou a união das empreendedoras para alcançar o sucesso. “É extremamente importante que nós mulheres nos unamos para que os nossos negócios se alavanque. E nada melhor do que comemorar 100 anos da ACIAP com um evento de final de ano com 100 mulheres empresárias que estão desenvolvendo seus trabalhos e estão aqui conosco na CMEC e para engrandecer o serviço da ACIAP também que disponibiliza as possibilidades de as mulheres crescerem nos seus negócios e é isso que a gente precisa. Conhecimento, força e união. O resto dá tudo certo”, disse.
Annelise Alves de Andrade, tesoureira do CMEC da Aciap, disse que o evento serviu também para fortalecer o associativismo feminino. “”Hoje é uma noite especial para todas as mulheres que estão aqui conosco, que fazem parte do empreendedorismo feminino, apoiando o CMEC e fortalecendo o serviço da Aciap. Juntas, fortalecemos o associativismo feminino, criamos novos laços, boas amizades e parcerias de sucesso. É muito gratificante fazer parte dessa diretoria, que muito contribui para o desenvolvimento e crescimento de mulheres batalhadoras que lutam pelo seu ideal e são incansáveis em suas batalhas diárias. CMEC, juntas, somos mais fortes”, contou.
Lúcia Gimenes, diretora do Comitê de Indústria e Comércio do CMEC, fez um balanço das atividades em 2023. “Nós tivemos um ano de bastante atividades com o empreendedorismo feminino e esse último jantar veio para selar com chave de ouro todas essas atividades, o desenvolvimento que tivemos ao longo do ano. Esse evento foi organizado com muito carinho para receber todas as empreendedoras da nossa cidade para que elas se sintam bem e se divirtam, celebrando os 100 anos da Aciap com 100 mulheres empreendedoras”, avaliou.
A advogada Rolse de Paula, diretora do Comitê dos Direitos da Mulher, festejou os 100 anos da Aciap. “Eu estou muito feliz, 100 anos da ACIAP, 100 mulheres unidas, um marco histórico. O Conselho trabalhou esse ano fortemente, nós lutamos por oportunidades de igualdade para as mulheres e esse é o nosso objetivo, trazer oportunidades e inserir mais mulheres no mercado de trabalho em Paranaguá”, relatou.
Paula Corrêa Borba, uma das diretoras do Conselho disse que foi uma noite especial e cheia de homenagens. “Hoje é um dia muito importante para nós, mulheres empreendedoras. É com grande satisfação que o CMEC e a Aciap promovem esse jantar a fim de homenagear mulheres que através do seu trabalho fortalecem o comércio local”.
Regina Lúcia Corrêa, diretora de Marketing e Comunicação, destacou que foram realizadas diversas homenagens a mulheres empreendedoras. “Esse evento para nós tem uma simbologia muito grande. 100 mulheres nos 100 anos da ACIAP. Mês do empreendedorismo feminino, que foi no dia 19, e também mês onde é homenageada a Consciência Negra. Mas, especialmente, nós fizemos em homenagem a nossa presidente Jacqueline. Nós homenageamos mulheres poderosas, ex-presidentes, novas associadas e a nossa grande surpresa é a homenagem à Jacqueline. Então para nós é um evento bastante importante, bastante significativo. Eu não acredito em empoderamento. Eu acho que todas nós somos poderosos, todas nós brilhamos, mas o empreendedorismo é uma palavra chave, é uma palavra muito importante e hoje nós estamos também homenageando todas as empreendedoras que estão conosco, 100 mulheres que estão conosco aqui hoje”, frisou.
Sandra Maria da Silva, umas das diretoras, disse que está há um ano participando do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Aciap. “Esse evento é bem maravilhoso, porque as mulheres são umas empreendedoras muito dedicadas. Elas têm um dinamismo muito bom e tem uma interatividade com as outras. Cada uma com sua individualidade. São bem representativas no comércio, na associação comercial. Como a Associação Comercial está fazendo 100 anos, é um grande privilégio estar nesse grupo. Na ACIAP eu trabalho há 21 anos. No grupo eu estou mais ou menos há um ano. Eu procuro fazer o meu melhor. Ajudar cada uma no que for possível”, pontuou.
Fabíola Queiroz Tavares de Andrade, também diretora do CMEC, disse que o evento fecha as atividades de 2023 com chave de ouro. “Um evento para fechar esse ano com chave de ouro, 100 mulheres nos 100 anos da ACIAP. Mulheres empreendedoras que lutam por equidade e que dividem conosco o seu aprendizado. E nessa noite vamos celebrar nossas conquistas, as novas amizades, as novas associadas e relembrar todas as dificuldades que passamos para chegar até aqui”, disse.
A empresária Ana Paula do Rocio Lopes Orcioli, também celebrou o evento dos 100 anos da Associação. “O evento de 100 anos da Aciap foi uma celebração marcante que reuniu membros e parceiros da associação para comemorar um século de história e conquistas. Foram realizadas diversas atividades como palestras, workshops, exposições e homenagem aos fundadores e líderes que contribuíram para o crescimento da entidade ao longo dos anos. Foi um momento de reflexão sobre o passado, reconhecimento do presente e de projeção para o futuro da Aciap”, contou.
Leilani Bento Matias, participante do evento, poderá assumir em 2024 a diretoria de um novo comitê da Consciência Negra feminina. “Eu tenho uma expectativa muito grande de poder estar com mulheres muito poderosas. Mas eu acho que nós como mulheres estamos, assim, à frente em muitos segmentos. E é muito bom sentir que em Paranaguá existem mulheres como Jacqueline e outras pessoas que conseguem abraçar nossa causa e conseguem nos ajudar a nos movimentar mais para frente ainda. Porque muitas vezes nós precisamos de um apoio, de um empurrãozinho ali. Eu precisei disso na minha vida e eu encontrei isso nesse grupo. Então por isso que eu estou aqui prestigiando e podendo, de qualquer forma, através dos meus serviços, da minha experiência, também dar um empurrãozinho na vida de outras mulheres também”, relatou.
PROJETO DE LEI
O vereador de Paranaguá, Welington Frandji, participou do evento festivo e anunciou o Projeto de Lei que institui o Dia do Florescer da Autoestima Feminina, a ser celebrado anualmente no dia 21 de setembro, algo que fará parte do calendário oficial de eventos do município.
“É um momento muito especial. Apresentamos um Projeto de Lei que está protocolado na Câmara Municipal de minha autoria, que institui o Dia do Florescer da Autoestima Feminina, que vai ser no dia 21 de setembro, um evento oficial do município de Paranaguá, e que vai trabalhar o protagonismo da mulher, a autoestima, a valorização desse lado empreendedor, e ver a mulher de fato com todo o seu potencial, com todo o seu carisma, com todo o seu poder de valorização. Esse projeto tem uma parceria muito especial da minha querida amiga Jacqueline Guimbala, ela que tem esse olhar, que tem essa sensibilidade, que tem esse lado empreendedor e revolucionário, e a gente teve a oportunidade de construir juntos e está apresentando hoje aqui, nesse momento, nesse evento tão especial”, contou o vereador.
“O Dia do Florescer da Autoestima Feminina é um presente que a nossa Aciap e o CMEC recebem através da proposta do vereador Welington para todas as mulheres de Paranaguá”, disse a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Aciap, Jacqueline Guimbala.
Confira mais fotos do evento:
Confira as fotos de Amabile Tramontini: