conecte-se conosco

Eventos

CMEC da Aciap impulsiona o empreendedorismo feminino durante evento em Paranaguá

Evento ocorreu na noite de terça-feira, 29, no salão do Porty Brasil Hotel

Publicado

em

Na noite de terça-feira, 29, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) realizou o evento “Empresas Brilhantes, Conexões de Valor – Empreendedoras que se conectam”, com palestras proferidas por mulheres empreendedoras que atuam na cidade.

Dos mais variados segmentos, elas apresentaram seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que aproveitaram para interagir com as participantes e também realizar o networking. O evento aconteceu no salão do Porty Brasil Hotel, instalado na Rua Julia da Costa – Centro de Paranaguá, e contou com dinâmicas, palestras interativas, além de exposição de produtos e coquetel.

Evento “Empresas Brilhantes, Conexões de Valor – Empreendedoras que se conectam” aconteceu em Paranaguá

Jacqueline Guimbala, presidente do CMEC da Aciap, em Paranaguá, realizou a abertura oficial do evento e destacou o protagonismo feminino na área do empreendedorismo. “O CMEC ACIAP reúne mensalmente pequenos grupos de grandes mulheres, protagonistas em projetos e negócios inovadores, que inspiram e atraem parcerias e investidores. Nossos eventos sempre são cheios de energia empreendedora e networking frutífero, quebrando barreiras e construindo oportunidades no cenário empresarial feminino”, destacou a presidente.

Catiane Santos, consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná, apresentou o Programa Sebraetc. Segundo ela, a ferramenta ajuda a empresa a otimizar processos, produtos e serviços. “Trouxe, para as mulheres, oportunidade de inovação e melhoria de processos nas empresas. O Sebrae tem um programa chamado Sebraetc, onde o Sebrae subsidia 70% de todo o valor do projeto e o empresário entra com apenas 30%. A gente tem a oportunidade de pensar em melhoria de layout, gestão de estoque, melhoria de fachada, ficha técnica de produto, embalagem de produto, entre outros”, disse.

Catiane Santos, consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná, apresentou o Programa Sebraetc

Outro tema abordado por Catiane foi sobre a Feira do Empreendedor 2023, em que os micro e pequenos negócios do Paraná terão um espaço inovador e dedicado para fechar novos negócios. O Espaço de Negócios estará disponível de 14 a 17 de setembro, na Feira, que acontecerá em Curitiba. “Queremos levar as mulheres de Paranaguá para essa feira, pois teremos caravanas aqui no litoral. Temos a expectativa de aproximadamente 15 mil empresários participando do evento”, contou.

A coach e mentora de mulheres, Marina Brianez Rodrigues, apresentou os comportamentos de uma mulher de sucesso

Marina Brianez Rodrigues, coach e mentora de mulheres, apresentou sobre os comportamentos de uma mulher de sucesso. “Para ser uma mulher de sucesso a gente precisa se conhecer e conhecer as nossas forças para que verdadeiramente a gente consiga desenvolver as habilidades necessárias para ser. Napoleão Hill fala que ‘tudo o que ele pode imaginar, ele pode executar’. A partir desse comportamento que a gente fala, sendo o primeiro o autoconhecimento, saber quem você é verdadeiramente. A gente precisa olhar para dentro e nem sempre é muito fácil, porque ali temos as nossas dores, as nossas dificuldades, mas sempre é válido, nós somos quem somos por tudo aquilo que nós passamos na vida”, disse.

Silvana Toledo, designer de produtos sustentáveis, atuante em projetos socioambientais com resíduos diversos

Silvana Toledo, designer de produtos sustentáveis, atuante em projetos socioambientais com resíduos diversos. “Todo o meu trabalho é direcionado para o desenvolvimento humano. Busco esse propósito aliando a prática de trabalhos manuais ao reaproveitamento de resíduos sólidos, trazendo maior consciência ambiental ao público beneficiário e instituições parceiras envolvidas, além de promover a reconexão pessoal daqueles que participam das atividades propostas. Ofereço oficinas de capacitação e confecção de produtos e brindes em sintonia com a Lei de Resíduos Sólidos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, resgatando autoestima através de artes manuais com produtos provenientes de sobras de linha de produção – ou seja, resíduos”, contou.

De acordo com Silvana, é possível aproveitar os resíduos não apenas de maneira prática e concreta, criando novos produtos, mas sobretudo como meio para aproximação de determinados públicos e diálogo para construção de novas perspectivas de vida.

Janaína Alves Iavolski, gestora de projetos, apresentou no evento como funciona o projeto Barco do Saber

Janaína Alves Iavolski, gestora de projetos, apresentou no evento como funciona o projeto Barco do Saber. “Realizamos este projeto há pouco mais de um ano, trabalhamos com crianças, empresas, contamos com uma equipe multidisciplinar, com a gestora ambiental Ísis Fonseca, a Bióloga Beatriz Cordeiro, e contamos com mais duas staffs que nos ajudam quando tem crianças. O intuito do projeto é levar educação ambiental para as escolas, empresas e pessoal em geral, porque sabemos que o meio ambiente está sendo devastado de alguma forma e queremos que as pessoas tenham acesso a essa educação”, explicou.

A secretária municipal da Mulher de Paranaguá, Vandecy Dutra, prestigiou o evento

Vandecy Dutra, secretária municipal da Mulher de Paranaguá, prestigiou o evento que impulsiona o empreendedorismo feminino. “As mulheres empreendedoras estão fazendo a diferença em nossa cidade, capitaneada pela Jacqueline que comanda essas empreendedoras, e aqui no curso de formação junto com o Sebrae, a experiência e a expertise das próprias empresárias trocando ideias. Paranaguá precisa disso. A Secretaria da Mulher apoia esses movimentos e que a cada vez mais cresça, mais mulheres empreendam, tenham autonomia e façam a diferença na sociedade”, disse a secretária, informando ainda que a pasta tem o Ponto de Atendimento à Mulher, no Terminal Urbano, entre outros projetos em andamento.

Ane Hermann Pereira é uma das proprietárias do Porty Brasil Hotel, local onde o evento foi sediado

Ane Hermann Pereira é uma das proprietárias do Porty Brasil Hotel, local onde o evento foi sediado. “É uma oportunidade de negócios e serviços. É importante que tenhamos esses eventos aqui principalmente porque a marca é divulgada. Muitas pessoas de Paranaguá ainda não sabem que o antigo San Rafael fechou e não conhecem a marca Porty Brasil”, disse.

Paula Correa Borba é a presidente do Comitê de Arte e Cultura do CMEC ACIAP

Paula Correa Borba, presidente do Comitê de Arte e Cultura do CMEC ACIAP, agradeceu a todas as mulheres que participaram do evento. “Participar de encontros como esse de mulheres incríveis, fortes e que são exemplos para outras através do modo que desenvolvem seus trabalhos, é recompensador e nos impulsiona a prosseguir. Agradeço a participação e a companhia de todas que estiveram conosco nesta noite maravilhosa”, concluiu.

Confira as fotos do evento:

Publicidade






Em alta