Na noite de terça-feira, 29, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) realizou o evento “Empresas Brilhantes, Conexões de Valor – Empreendedoras que se conectam”, com palestras proferidas por mulheres empreendedoras que atuam na cidade.
Dos mais variados segmentos, elas apresentaram seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que aproveitaram para interagir com as participantes e também realizar o networking. O evento aconteceu no salão do Porty Brasil Hotel, instalado na Rua Julia da Costa – Centro de Paranaguá, e contou com dinâmicas, palestras interativas, além de exposição de produtos e coquetel.
Jacqueline Guimbala, presidente do CMEC da Aciap, em Paranaguá, realizou a abertura oficial do evento e destacou o protagonismo feminino na área do empreendedorismo. “O CMEC ACIAP reúne mensalmente pequenos grupos de grandes mulheres, protagonistas em projetos e negócios inovadores, que inspiram e atraem parcerias e investidores. Nossos eventos sempre são cheios de energia empreendedora e networking frutífero, quebrando barreiras e construindo oportunidades no cenário empresarial feminino”, destacou a presidente.
Catiane Santos, consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná, apresentou o Programa Sebraetc. Segundo ela, a ferramenta ajuda a empresa a otimizar processos, produtos e serviços. “Trouxe, para as mulheres, oportunidade de inovação e melhoria de processos nas empresas. O Sebrae tem um programa chamado Sebraetc, onde o Sebrae subsidia 70% de todo o valor do projeto e o empresário entra com apenas 30%. A gente tem a oportunidade de pensar em melhoria de layout, gestão de estoque, melhoria de fachada, ficha técnica de produto, embalagem de produto, entre outros”, disse.
Outro tema abordado por Catiane foi sobre a Feira do Empreendedor 2023, em que os micro e pequenos negócios do Paraná terão um espaço inovador e dedicado para fechar novos negócios. O Espaço de Negócios estará disponível de 14 a 17 de setembro, na Feira, que acontecerá em Curitiba. “Queremos levar as mulheres de Paranaguá para essa feira, pois teremos caravanas aqui no litoral. Temos a expectativa de aproximadamente 15 mil empresários participando do evento”, contou.
Marina Brianez Rodrigues, coach e mentora de mulheres, apresentou sobre os comportamentos de uma mulher de sucesso. “Para ser uma mulher de sucesso a gente precisa se conhecer e conhecer as nossas forças para que verdadeiramente a gente consiga desenvolver as habilidades necessárias para ser. Napoleão Hill fala que ‘tudo o que ele pode imaginar, ele pode executar’. A partir desse comportamento que a gente fala, sendo o primeiro o autoconhecimento, saber quem você é verdadeiramente. A gente precisa olhar para dentro e nem sempre é muito fácil, porque ali temos as nossas dores, as nossas dificuldades, mas sempre é válido, nós somos quem somos por tudo aquilo que nós passamos na vida”, disse.
Silvana Toledo, designer de produtos sustentáveis, atuante em projetos socioambientais com resíduos diversos. “Todo o meu trabalho é direcionado para o desenvolvimento humano. Busco esse propósito aliando a prática de trabalhos manuais ao reaproveitamento de resíduos sólidos, trazendo maior consciência ambiental ao público beneficiário e instituições parceiras envolvidas, além de promover a reconexão pessoal daqueles que participam das atividades propostas. Ofereço oficinas de capacitação e confecção de produtos e brindes em sintonia com a Lei de Resíduos Sólidos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, resgatando autoestima através de artes manuais com produtos provenientes de sobras de linha de produção – ou seja, resíduos”, contou.
De acordo com Silvana, é possível aproveitar os resíduos não apenas de maneira prática e concreta, criando novos produtos, mas sobretudo como meio para aproximação de determinados públicos e diálogo para construção de novas perspectivas de vida.
Janaína Alves Iavolski, gestora de projetos, apresentou no evento como funciona o projeto Barco do Saber. “Realizamos este projeto há pouco mais de um ano, trabalhamos com crianças, empresas, contamos com uma equipe multidisciplinar, com a gestora ambiental Ísis Fonseca, a Bióloga Beatriz Cordeiro, e contamos com mais duas staffs que nos ajudam quando tem crianças. O intuito do projeto é levar educação ambiental para as escolas, empresas e pessoal em geral, porque sabemos que o meio ambiente está sendo devastado de alguma forma e queremos que as pessoas tenham acesso a essa educação”, explicou.
Vandecy Dutra, secretária municipal da Mulher de Paranaguá, prestigiou o evento que impulsiona o empreendedorismo feminino. “As mulheres empreendedoras estão fazendo a diferença em nossa cidade, capitaneada pela Jacqueline que comanda essas empreendedoras, e aqui no curso de formação junto com o Sebrae, a experiência e a expertise das próprias empresárias trocando ideias. Paranaguá precisa disso. A Secretaria da Mulher apoia esses movimentos e que a cada vez mais cresça, mais mulheres empreendam, tenham autonomia e façam a diferença na sociedade”, disse a secretária, informando ainda que a pasta tem o Ponto de Atendimento à Mulher, no Terminal Urbano, entre outros projetos em andamento.
Ane Hermann Pereira é uma das proprietárias do Porty Brasil Hotel, local onde o evento foi sediado. “É uma oportunidade de negócios e serviços. É importante que tenhamos esses eventos aqui principalmente porque a marca é divulgada. Muitas pessoas de Paranaguá ainda não sabem que o antigo San Rafael fechou e não conhecem a marca Porty Brasil”, disse.
Paula Correa Borba, presidente do Comitê de Arte e Cultura do CMEC ACIAP, agradeceu a todas as mulheres que participaram do evento. “Participar de encontros como esse de mulheres incríveis, fortes e que são exemplos para outras através do modo que desenvolvem seus trabalhos, é recompensador e nos impulsiona a prosseguir. Agradeço a participação e a companhia de todas que estiveram conosco nesta noite maravilhosa”, concluiu.
Confira as fotos do evento: