conecte-se conosco

Verão

Verão Paraná conta com reforço policial e mais de 650 bombeiros

Governador Beto Richa anunciou mais 38 novas viaturas para as polícias nas praias

Publicado

em

A comunidade de Guaratuba presenciou no sábado, 23, o lançamento do Verão Paraná 2017/2018 com a presença do governador Beto Richa, do secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador do Verão Paraná 2017/2018, coronel Elio de Oliveira Manoel, acompanhados por representantes de instituições envolvidas nos trabalhos da temporada de verão nas praias. O lançamento foi na Praia Central e contou com frações de tropas do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar, Civil e Científica.

SEGURANÇA PÚBLICA

Um dos destaques para a temporada no litoral será o reforço de material humano e tecnológico na área de segurança pública. São centenas de policiais militares e mais de 661 bombeiros treinados para atender os cidadãos nas mais variadas situações e necessidades. O planejamento da operação iniciou logo ao final da última temporada e inclui também investimentos em equipamentos e viaturas.
A Polícia Militar conta com três subáreas de atuação (Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba), por meio da atuação do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM), pertencente ao 6.º Comando Regional da PM (6.º CRPM) nas praias, que coordenam o policiamento nas áreas comerciais, residenciais e pontos de aglomeração de pessoas. “Ao longo dos 12 meses do ano, o litoral do Estado tem recebido o respeito do nosso governo e, evidentemente, para dar um suporte ao grande número de pessoas que vêm à região nessa época do ano, estamos trazendo mais 38 viaturas novas para as Polícias Militar e Civil atenderem a população de maneira mais eficiente”, destacou o governador Beto Richa.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, as atividades de Polícia Militar são focadas no policiamento ostensivo, mas contam com a aplicação de equipes das unidades especializadas em situações pontuais ao longo do verão. “Sentimos que o cidadão que vem ao litoral para o seu momento de lazer também está mais consciente. Se todos tiverem respeito teremos um verão cada vez mais qualificado, aperfeiçoando a nossa sociedade e contando com a Polícia Militar como amiga e parceira para servir o cidadão”, explicou Tortato.

NOVAS VIATURAS

O comandante do 6.º Comando Regional da PM (6.º CRPM), coronel Chehade Elias Geha, falou que as novas viaturas possibilitam maior ostensividade da Polícia Militar nas ruas. “O reforço de viaturas vem para atender todas as nossas expectativas e a população terá a presença maciça da polícia, na orla marítima e nos bairros, garantindo assim o veraneio mais tranquilo e pacífico ao nosso turista”, complementou.
O policiamento é reforçado com a radiopatrulha motorizada, com as equipes de motos, e também de bicicletas nos pontos em que a circulação de veículos é restrita devido à grande circulação de pessoas, permitindo maior mobilidade e dinamismo no atendimento às ocorrências.

“A população pode esperar o melhor do Governo do Estado e das prefeituras do litoral. Pelo Governo do Estado temos um foco principal que é a segurança pública”, salientou o coordenador Geral do Verão Paraná 2017/2018, coronel Elio de Oliveira Manoel.

9.º BPM

O Comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM), tenente-coronel Rui Noé Barroso Neto, destacou que o planejamento de segurança foi feito com base nos resultados do ano anterior e que nesta temporada haverá aperfeiçoamento de ações. “Os pontos de aplicação ampliamos, não só na orla marítima, mas também nos centros. Nossa expectativa é que tenhamos uma operação dentro da tranquilidade para que o veranista possa vir ao nosso litoral e passar seu momento de lazer e descanso de forma tranquila e sossegada”, salientou.

CORPO DE BOMBEIROS

Os banhistas terão à disposição 89 postos de guarda-vidas, em funcionamento diariamente das 8h às 20h ao longo dos balneários. Os profissionais e os guarda-vidas civis estarão nos pontos fixos e móveis na areia, prontos para repassar informações. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, explica que o cidadão tem papel importante na sua própria segurança e deve atentar-se a algumas medidas que podem evitar problemas. “Toda a nossa orla está facilmente acessível e qualquer situação de anormalidade, a principal orientação é seguir as instruções dos guarda-vidas, observar as sinalizações e aproveitar o verão com segurança. Banho de sol antes das 10h e depois das 16h, respeitar o horário de verão. Cuidar das crianças e utilizar as pulseiras de identificação distribuídas gratuitamente nos postos da PM e do Corpo de Bombeiros”, afirmou.

BIOMETRIA NAS ABORDAGENS

Nesta temporada, a novidade na área de segurança pública é a instalação de Cartórios para a lavratura de Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP) nas sete unidades operacionais do 9.º Batalhão, agilizando o processo de agendamento das audiências junto aos Juizados Criminais Especiais. Além disso, a PM vai utilizar um sistema de reconhecimento biométrico digital e facial nos cartórios e em três viaturas do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) durante o Verão Paraná 2017/2018.

RECURSOS

De acordo com o governador Beto Richa, “nós trouxemos para o Paraná a metade de todo o recurso do Governo Federal para saneamento do Brasil. Já temos os melhores índices de saneamento. Das 11 cidades com melhor índices de saneamento do País, cinco estão no Paraná, e não é diferente no nosso litoral”, salientou o governador. “Para dar suporte ao grande número de pessoas que vêm ao litoral estamos trazendo mais 38 novas viaturas para as polícias Civil e Militar. E nesses 60 dias de férias estamos  investindo R$ 36 milhões e as praias oferecem condições melhores de balneabilidade”, completou.
Nos últimos sete anos, o Governo do Estado destinou R$ 1,34 bilhão aos municípios litorâneos para a melhoria em diversas áreas. Para o Verão Paraná, cerca de 2,5 mil profissionais do Governo do Estado estão nos sete municípios litorâneos para intensificar as ações, principalmente nas áreas de segurança, saúde, energia, saneamento e turismo. As atividades seguem até o fim do Carnaval (14/02).
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Fábio Mariano de Oliveira, o efetivo no litoral inclui 660 guarda-vidas, mais 21 guarda-vidas civis e 89 postos do Corpo de Bombeiros nas praias. 

PRESENÇAS 

Participaram do evento a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o delegado geral da Polícia Civil, Júlio Reis; o comandante geral da Polícia Militar, Maurício Tortato; o delegado da Polícia Científica, Edson Bertassoni; o deputado federal Nelson Justus; o presidente da Copel, Antonio Guetter; o vice-prefeito de Guaratuba, Jean Colbert Dias; o prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Casquinha; o prefeito de Matinhos, Rui Hauer; o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; o prefeito de Antonina, José Paulo Azim; o prefeito de Guaraqueçaba, Hayssam Colombes.

AEN

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress