A temporada de verão 2016/17 nas praias tem surpreendido pelo número de veranistas que estão descendo a Serra do Mar para passar os finais de semana na orla paranaense. Segundo as estimativas da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), a movimentação é bastante positiva desde o final do mês de dezembro; e se manteve alta em todos os finais de semana de janeiro.
O presidente da Assindilitoral, Carlos Freire, destacou dois importantes fatos para que as praias estivessem cheias ao longo de boa parte dos dias em janeiro. “O calor foi intenso e as pessoas aproveitaram para permanecer mais tempo curtindo o sol e a água do mar. Por falar nas praias, o segundo ponto positivo é a balneabilidade, a qual faz com que o banho de mar fique possibilitado para o veranista em qualquer balneário do litoral”, explicou.
Com as temperaturas altas, as pessoas aproveitam mais as praias do litoral paranaense
Sobre os gastos dos veranistas, eles ficaram em média de R$ 100 ao dia por pessoa. No entanto, o gasto foi mais seletivo nesta temporada, segundo explica o presidente da Assindilitoral. “Antes, o filho pedia um picolé pela manhã, outro à tarde e um terceiro à noite e o pai comprava, mas agora o número de picolés, ao dia, é um só. Ou seja, o gasto é menor e é realizado em determinadas situações e não mais aleatoriamente como se via nas temporadas passadas”, disse.
Com o maior grau de exigência do cliente, a Assindilitoral tem permanentemente levado aos seus associados a importância do bom atendimento ser uma prática recorrente no comércio das cidades costeiras. Isso porque, de acordo com pesquisas promovidas nas praias, o grau de satisfação com o atendimento está longe do ideal. “Quando os funcionários entenderem que o cliente é o verdadeiro patrão, haverá uma mudança de postura. Os empresários, por sua vez, precisam garantir cursos de capacitação e qualificação aos funcionários e exigir deles o comprometimento que se espera neste setor”, comenta.
Balneabilidade das praias do Paraná é um dos pontos forte da temporada
FEVEREIRO
Se os meses de dezembro e janeiro ficaram acima das expectativas, em fevereiro, devido o retorno às aulas, haverá uma queda normal até que chegue o Carnaval, quando então milhões de foliões voltarão a encher as praias do litoral do Paraná. “Não podemos reclamar, pois em tempos de crise estamos vendo o veranista aproveitar as nossas praias e fazer compra em nossos pequenos, médios e grandes comércios, o que significa mais emprego e renda para as famílias que vivem nas cidades de praia”, finaliza Freire.
Fotos: Jaelson Lucas