conecte-se conosco

Verão

Mercado ‘Nilton Abel de Lima’ faz parte do roteiro turístico de Paranaguá

Em atividade desde 2009, espaço contempla gastronomia e artesanato

Publicado

em

 

O Mercado Municipal Nilton Abel de Lima faz parte do roteiro turístico de Paranaguá. O prédio foi inaugurado em julho de 2009 nas comemorações dos 361 anos do município.

São três pisos que oferecem o artesanato, especiarias e culinária do litoral. Cerca de 200 pessoas circulam pelo local todos os dias, mas esse número aumenta na temporada. Quem confirma são os próprios comerciantes que trabalham no local, a maioria deles possui longa experiência no ramo.

Ricardo Ishii, faz parte da terceira geração de comerciantes

Ricardo Ishii, por exemplo, faz parte da terceira geração de comerciantes do mercado. “Meus avós já vendiam hortaliças e frutas no tempo que o mercado funcionava na rua no local que seria hoje em frente ao Mercado do Café. Meus pais também continuaram e foram para o Mercado Brasílio Abud e eu hoje mantenho essa tradição. É uma vida toda dedicada a esse ramo”, conta.  

No box de Ricardo é possível encontrar iguarias incomuns que conquistam os turistas, como temperos, frutas importadas, farinha do Pará e a famosa pimenta mais ardida do mundo. “É uma tradição que faz parte da cidade. Temos clientes que nos visitam, muitas vezes vêm de outras cidades, retornam uma vez por ano e sempre nos encontram aqui”, explica.

Tereza Abe é cliente do box Uyetaqui há longa data

No box ao lado, a tradição se repete com o comerciante Airton Uyetaqui. Ele trabalha no mercado municipal de Paranaguá há mais de 30 anos e tem clientes antigos como a também comerciante Tereza Abe.

“Sou freguesa há muito tempo porque já existe confiança. Há coisas que só encontramos aqui no mercado”, aponta.

Uyetaqui diz também que não existe época de maior movimento.

“Mantemos o mesmo nível de vendas o ano inteiro, nossos clientes já vêm de outras gerações assim como em nossa família. No verão aumenta a opção de frutas, como a romã e a pitaya. Esse é um diferencial desta época do ano”, explica. 

Artesanato

No piso inferior do mercado o que também chama atenção dos visitantes são as opções de artesanato. Jarede Correia de Andrade é artesã há 30 anos, iniciou no antigo Mercado do Artesanato e, desde 2009, está no ‘Nilton Abel de Lima’. Ela conta que no verão sempre aumentam as vendas por causa do movimento dos turistas.

“Os produtos que mais vendem são os que trazem o nome de Paranaguá. Pode ser em canoas, chaveiros, bolsas ou quadros. Os turistas querem voltar para as suas cidades mostrando que estiveram aqui”, explica.

No box da Lucinéia Ferreira, o que mais chama atenção são os artigos de madeira.

 Comerciante Lucinéia Ferreira, destaca que os artigos em madeira chamam a atenção dos turistas

“A maioria dos nossos clientes vem de outras cidades e fica encantada com o artesanato parnanguara. As pessoas de fora valorizam muito os trabalhos, e sempre compram as plaquinhas com frases e os brinquedos de madeira porque são difíceis de serem encontrados”, destaca.

A artesã Vera Lopes conta que essa é a melhor época para aumentar a renda.

 Vera Lopes afirma que os produtos com artigos marinhos são mais procurados

“São muitos turistas que circulam por aqui o dia inteiro. Os parnanguaras também vêm quando precisam comprar um presente, pois sabem que presentear com artesanato é dar algo diferente e exclusivo. Os quadros com molduras de conchas e outros enfeites de parede com produtos marinhos são os que mais chamam a atenção", conta.

Hilária Silvano  ressalta que chapéus e bonés com o nome de Paranaguá estão em alta no verão

Nos pisos superiores é possível encontrar restaurantes e cafés, além de sorveterias e lanchonetes. Estes estabelecimentos ficam abertos até meia-noite, já o térreo tem atendimento até às 18h. 

 

 

Publicidade










plugins premium WordPress