O Corpo de Bombeiros já está atuando no litoral do Paraná com 45 postos de guarda-vidas. A partir do dia 22 de dezembro, serão 89 postos em funcionamento durante todo o verão. Contando com um efetivo de 660 bombeiros militares que irão desempenhar diversas funções no litoral. Este número será reforçado com 34 Guarda-Vidas Civis (GVC) formados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.
O 8.º Grupamento de Bombeiros concluiu a capacitação de 21 novos Guarda-Vidas Civis na segunda-feira, 18. Este projeto teve início no ano 2000 e tem o objetivo de formar e capacitar civis na atividade de salvamento aquático, para atuar nas atividades de guarda-vidas durante a Operação Verão, sendo que também darão continuidade às ações preventivas no decorrer do ano no litoral, onde residem.
O curso que iniciou no dia 18 de novembro através de um processo seletivo, teve início com 27 civis, e foi composto por disciplinas teóricas e práticas, que foram desde instrução sobre os serviços diários, até salvamentos mais complexos. A prova final foi a realização de um simulado de resgate a um afogado, realizada no dia 19 de dezembro, os GVC que obtiveram êxito, estão capacitados para atuar e executar o serviço de Guarda-Vidas.
A partir do dia 21 de dezembro, os Guarda-vidas Civis (GVC) serão distribuídos em todo o litoral do Paraná, sendo que estes 21 capacitados estarão em fase de estágio, juntando com mais 13 GVC já formados, que irão trabalhar sempre acompanhados de um Bombeiro Militar Guarda-vidas.
Fonte: Comunicação Social do Corpo de Bombeiros / Operação Verão 2017/2018