O caldo de cana é a bebida que naturalmente faz parte da vida dos parnanguaras, independente da estação do ano. Porém, no verão, por causa dos dias quentes, as vendas chegam a dobrar.
De acordo com os comerciantes que vendem o produto, a procura aumentou não apenas por parte dos parnanguaras, como também das pessoas que estão visitando a cidade. Quem afirma é Vanderlei Dutra, que trabalha com caldo de cana há alguns anos.
SEGREDO
“No verão, aumentamos o horário de atendimento das 8h às 18h, porque as vendas são maiores nesta época. Muita gente de fora faz a primeira parada pra tomar caldo de cana aqui com a gente. Em outros verões vendíamos 400 copos por dia, mas a concorrência aumentou bastante, tem muita gente trabalhando com o caldo de cana”, conta Dutra.
Ele também ressalta que o segredo para ter um bom caldo é a qualidade da cana. “Eu trabalho com a cana que vem de Morretes que é a melhor que existe. Além disso, a cada passada da cana no moedor, limpamos a máquina. É por isso que não temos moscas e abelhas. Limpeza é essencial”, complementa.
Qualidade da cana é fundamental para o sabor
PARNANGUARAS ENTENDEM DE CALDO DE CANA
Há duas quadras, encontra-se o ponto de venda de Flávio Mendes que trocou a vida de bancário em Pontal do Paraná para ser comerciante em Paranaguá. “É um ramo que está sempre em alta porque é a bebida preferida no litoral. Sou novo aqui e estou formando a clientela e, mesmo assim, cerca de 100 pessoas por dia tomam caldo de cana comigo”, aponta.
Flavio destaca que a maioria prefere com limão
Mendes trabalha sozinho e conta apenas com sua filha, a qual ajuda em pequenas tarefas. “Sou pai e mãe, crio minha filha sozinho e isso me dá motivação para trabalhar. Gosto de Paranaguá porque minha mãe já morava aqui e agora estou fazendo amizade com os parnanguaras”, conta o comerciante, destacando que recebe as canas da cidade de Antonina, as quais, segundo ele, são de ótima qualidade. “Não basta apenas vender, é preciso ter um diferencial porque as pessoas aqui de Paranaguá são exigentes e sabem distinguir quando o caldo de cana é bom ou não. Quase todos pedem com limão e são clientes assíduos, retornam todos os dias”, finaliza.
NAS FEIRAS
O caldo de cana é sucesso também nas feiras realizadas em Paranaguá. Cidre Amélia de Souza, 51 anos, é feirante e afirma que desde novembro as vendas estão em alta.
Cidre vende nas feiras e afirma que a procura é alta o ano inteiro
“Eu escolhi trabalhar com caldo de cana há seis anos e nesse período descobri que é a bebida preferida da maioria da população. As crianças gostam e os adultos também. Não existe época para tomar, pois no inverno também vendemos bastante porque é uma bebida com alto valor nutritivo. Algumas pessoas tomam para levantar a imunidade. Além de ser uma bebida saborosa, é também medicinal”, explica.
VALORES
O caldo de cana é altamente energético, hidratante, excelente fonte de sacarose, não contém proteínas ou gorduras. Excelente fonte de minerais e vitaminas, como ferro, sódio, cobre, cálcio, fósforo, manganês, potássio (a composição depende do pH do solo), vitaminas do complexo B e vitamina C. Um copo de 200 ml possui em média 145 calorias e 36g de carboidratos.