conecte-se conosco

Veículos

Veículos precisam de cuidados

Itens como os freios, o terminal de direção e a correia dentada devem ser verificados com frequência

Publicado

em

A manutenção preventiva é a forma mais econômica de manter o carro em bom estado. Um automóvel que não está com o motor regulado e com peças desgastadas consome mais combustível e perde desempenho. Por isso, cada vez mais, levar o veículo, periodicamente para uma boa revisão em uma oficina mecânica, é algo muito importante.

Mas, apesar da atenção que todos os proprietários de veículos devem ter com esta situação, a maioria deixa para depois. O empresário Jaime Rocha, porém, não faz parte da maioria e diz que, periodicamente, leva seu veículo para uma boa revisão. “Estamos falando da nossa própria segurança e daqueles que estão conosco no carro, por isso, em hipótese alguma devemos perder a atenção para isso”, avisa.

Entre os itens que busca sempre verificar estão os freios, o terminal de direção e a correia dentada. “São itens que podem trazer sérios problemas para o carro e, automaticamente, para nós”, observou. Sobre os gastos que possui para manter em dia as condições do veículo, Rocha falou que à medida que o veículo vai ficando mais velho, maior é o gasto, mas ele (o gasto) pode ser reduzido se a direção defensiva for a escolhida pelos motoristas. “Temos que ter em mente que um veículo que transita em alta velocidade em ruas esburacadas, corre o sério risco de ter problemas mecânicos, além disso, a direção defensiva pode evitar colisões que vão forçar a ida ao mecânico”, reforça.

 

VALE LEMBRAR

A comparação de um veículo com o corpo humano é bastante pertinente, afinal, ambos, são máquinas complexas. A diferença, grosso modo, é que o carro é feito de partes metálicas, peças e engrenagens, enquanto o corpo é composto por células, tecidos e órgãos. “Sabemos bem o que acontece quando não nos alimentamos direito, não dormimos o suficiente e levamos uma vida desregrada. “A mesma coisa acontece com o carro: se não for bem cuidado, diariamente, e não forem feitas as revisões periódicas, o tempo de vida do equipamento e seu valor diminuem muito, além de comprometer a segurança no trânsito”, lembra o mecânico Antônio Carlos da Silva, proprietário de uma mecânica de veículos no Jardim Samambaia.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress