conecte-se conosco

Utilidade Pública

Tremores de terra atingem Rio Branco do Sul e São Jerônimo da Serra no Paraná

Nenhum atendimento foi registrado entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda, segundo o Corpo de Bombeiros

Publicado

em

O Centro de Sismologia da USP  registrou tremores de terra em Rio Branco do Sul e São Jerônimo da Serra. Nenhum atendimento foi registrado entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda, segundo o Corpo de Bombeiros.

Dois tremores de terra foram registrados na madrugada desta segunda-feira (18) em duas cidades do Paraná, segundo dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.  Segundo Corpo de Bombeiros, nenhum atendimento foi registrado entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda, O primeiro deles, registrado à 0h16, teve 4,5 graus de magnitude com o epicentro na cidade de Rio Branco do Sul, cerca de 50 quilômetros de Curitiba (o site da USP chegou a informar a cidade de Itaperuçu, mas corrigiu a informação por volta das 4h45).  Dois minutos depois, o segundo abalo, de 5,1 graus de magnitude atingiu a cidade de São Jerônimo da Serra, que fica a 337 quilômetros de Curitiba. A profundidade do primeiro tremor foi de 52 quilômetros, e a do segundo foi de 10 quilômetros.

 

 

Sobre

Rio Branco do Sul

Rio Branco do Sul é um município montanhoso, cortado por diversas serras, grutas inexploradas, rios e cachoeiras. 
Limita-se ao norte com o município de Cerro Azul e Castro, a oeste de Itaperuçu, que foi desmembrado deste município, ao sul com os municípios de Almirante Tamandaré e Colombo e a leste com Bocaiúva do Sul. Clima: temperado, fresco e agradável nas estações de primavera e de verão, frio e úmido no outono e inverno, quando se observam geadas frequentes. O município é cortado por diversas serras, destacando-se a do Bromado, Vuturuvu, Santana, Bocaina e Bacaetava. O Morro Mossunguê, um dos mais altos do centro do município com 1.190 metros também serve como limite entre os municípios de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, pois a delimitação passa horizontalmente no centro do morro, temos também o Morro da Lorena com 1280 metros. Rio Branco do Sul é um município montanhoso, cortado por diversas serras.

 

São Jerônimo da Serra

 

 

São Jerônimo da Serra, município localizado no norte do Estado do Paraná, Brasil, encontra-se geologicamente inserido na porção central da Bacia Sedimentar do Paraná. Afloram na região os litotipos sedimentares das formações Rio do Rasto e Pirambóia/Botucatu e as vulcânicas da Formação Serra Geral. Tal peculiaridade propiciou o desenvolvimento de cavidades naturais esculpidas em arenito, uma vez que o contato das rochas sedimentares com as vulcânicas diaclasadas veio a favorecer a manifestação do fenômeno de pipping que deu origem inúmeras grutas características da região. Esse grupo de cavernas encontradas vem a ser conhecido como Distrito Espeleológico do Tigre, dado à grande ocorrência de grutas no vale do rio homônimo.

 

 

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress