Plataforma on-line trará informações turísticas sobre Paranaguá em tempo real

11 de março de 2020

A Prefeitura de Paranaguá realiza na quinta-feira, 12, um evento de apresentação de um projeto tido como inovador na área do turismo. Trata-se do Situr (Sistema de Inteligência Turística), uma plataforma on-line que permite a divulgação de informações sobre produtos e serviços turísticos do município em tempo real. O evento será realizado na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), a partir das 17h30.

Evento será realizado na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap)

A plataforma consiste em um portal atualizado pelos próprios empresários parceiros, com identidade visual padronizada com a marca turística de Paranaguá.

A diretora de Promoções Turísticas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Aline Pschera, explicou que o principal foco do evento é reunir os agentes turísticos privados, meios de hospedagem, bares, restaurantes, agências de viagens, transportadoras turísticas, entre outros, para apresentar a plataforma.

“Queremos instruir quanto ao funcionamento do sistema e demonstrar as vantagens do Situr para o trade turístico local, mas certamente todos que apreciem a temática ou são impactados direta ou indiretamente pela atividade turística, estão convidados a participar”, frisou Aline.

Gestão de destinos turísticos

Aline Pschera afirmou que a plataforma on-line colabora com a gestão de destinos turísticos. “Possibilita uma gestão eficiente da atividade turística através da organização da oferta e demanda turística, aplicação de rotinas, processamento inteligente de dados, geração de relatórios e divulgação de produtos turísticos frente ao mercado”, disse.

O sistema, além de processar os dados para gerar relatórios úteis para o gestor do destino turístico, oferece material on-line para capacitação dos agentes turísticos públicos e privados.

“E cria uma fonte de dados atualizada em tempo real que alimenta o portal turístico oficial do destino. Outro diferencial da plataforma é o ambiente de promoção turística, onde os agentes turísticos podem divulgar seus negócios nas principais redes sociais do mundo”, afirmou Aline.

Segundo ela, a implantação do Situr em Paranaguá visa a alcançar alguns resultados como a infraestrutura de dados que usa a Inteligência Artificial em prol do desenvolvimento turístico e cadastramento on-line de informações.

Plataforma servirá como um canal de distribuição de informações turísticas do município para turistas, agências e operadoras de viagens

“O portal turístico permitirá que os próprios agentes turísticos, públicos e privados possam atualizá-lo permanentemente e servirá como um canal de distribuição de informações turísticas para o turista, agências e operadoras de viagens; melhoria da promoção da oferta turística através da criação da Marca Turística do município; disponibilização de ambiente de treinamento on-line para os agentes turísticos públicos e privados para o fomento da capacitação da oferta turística; e aperfeiçoamento institucional no monitoramento e avaliação do comportamento da atividade turística no município”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo contratou a plataforma desenvolvida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Turístico (ABDT Brasil). A intenção é criá-la em conjunto com o trade turístico local e o Conselho de Turismo (Comtur) e, assim, promover o desenvolvimento econômico e social sustentável da atividade turística no município.

Colunistas