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Turismo

Paranaguá está entre 44 municípios com vocação turística

Cidade está classificada na categoria “B” do Ministério do Turismo

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A cada 10 municípios paranaenses, 7 têm potencial para desenvolver o Turismo. É o que aponta o novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado nesta semana, pelo Ministério do Turismo. Das 399 cidades do Paraná, 283 (cerca de 70%) estão na versão 2017 do mapa. Destas, 201 já constavam do mapa anterior e 82 foram incluídas, em reconhecimento dos gestores públicos pela vocação turística destes municípios. Em 2016, eram 224. Já o número de regiões turísticas no Estado se manteve: 14.

MUNICÍPIOS EM DESTAQUE

De acordo com o novo mapa, 44 municípios do Paraná estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Morretes e Paranaguá.

Os demais 239 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Confira a colocação dos municípios do litoral que fazem parte do Mapa do Turismo do Paraná:

Região

Município

Categoria

Litoral do Paraná

Antonina

D

Litoral do Paraná

Guaraqueçaba

D

Litoral do Paraná

Guaratuba

B

Litoral do Paraná

Matinhos

B

Litoral do Paraná

Morretes

C

Litoral do Paraná

Paranaguá

B

Litoral do Paraná

Pontal do Paraná

C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAÍS

Em todo o País, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no País. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos Estados brasileiros e instâncias de governança regional.
 

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