Não são raros os apaixonados por futebol que planejam viagens inspirados em museus históricos do futebol. Isso porque times lendários cultivam espaços para exibir troféus, camisas históricas e vídeos de seus mais bonitos gols para turistas do mundo inteiro. E o melhor: a maioria deles fica localizada dentro de lendários estádios futebolísticos. Confira os principais destinos para o turismo esportivo.
Museo de la Pasión Boquense, Buenos Aires, Argentina
Ir ao estádio do Boca Juniors é uma atividade extremamente popular entre viajantes brasileiros que se encontram em Buenos Aires. Conhecido como Bombonera, o local tem suas arquibancadas abertas para visitas turísticas quando não há jogos e, no interior do estádio, é possível visitar o Museo de la Pasión Boquense, que conta a história do clube de futebol mais popular da Argentina.
Camp Nou Experience, Barcelona, Espanha
Um dos mais famosos times de futebol do mundo, o Barcelona, tem um museu dentro de seu estádio (o Camp Nou) aberto para visitas turísticas. Além de percorrer as íngremes arquibancadas do lugar (que tem capacidade para quase 100 mil espectadores), os turistas podem cruzar túneis, vestiários e a recheada sala de troféus do clube, que exibe conquistas para as quais contribuíram diversos craques brasileiros, como Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Belletti, Daniel Alves e Neymar. A área de visitas do Camp Nou também tem um espaço dedicado exclusivamente a Lionel Messi, onde é possível ver seus troféus pessoais e assistir a seus gols em uma área interativa.
Museu do Real Madrid, Madrid, Espanha
Um dos clubes com mais títulos na história do futebol mundial, o Real Madrid abriga um lindo museu dentro de seu estádio, o Santiago Bernabéu. Em um passeio pelo local é possível ver de perto camisas históricas (como a do jogador argentino Alfredo Di Stéfano, que atuou com brilhantismo pelo Real nos anos 50 e 60) e as 11 taças da Champions League que o clube conquistou até hoje.
Museu do Estádio Azteca, México
Apesar de não ser uma grande potência mundial na arte de jogar bola com os pés, o México abriga um dos maiores templos do futebol no planeta: o Estádio Azteca, palco das Copas do Mundo de 1970 (com o Brasil campeão) e de 1986 (quando a Argentina levantou a taça). O campo, as arquibancadas e os vestiários do estádio podem ser visitados em tours guiados, que mostram as fascinantes histórias que envolvem o Azteca. Foi neste local que, em 1986, Maradona fez duas de suas maiores façanhas: o gol "La Mano de Dios" e o chamado "gol do século".
Estádio San Siro/Giuseppe Meazza, Milão, Itália
O estádio San Siro/Giuseppe Meazza é uma das atrações turísticas de Milão e sedia jogos de duas das principais equipes da Itália: o Milan e a Internazionale. Seu interior, que exibe uma linda arquitetura, pode ser visitado em tours guiados. Os passeios cruzam os vestiários do estádio e chegam a uma sala de troféus que reúne conquistas de Inter e Milan. Um filme dedicado à história das duas equipes (pelas quais passaram diversos brasileiros, como Ronaldo Fenômeno) também faz parte do cardápio.