conecte-se conosco

Trânsito

Estacionamentos próximos a postos de combustível são delimitados em Paranaguá

De acordo com a Superintendência de Trânsito, objetivo é evitar perturbação de sossego, tráfico de drogas, bem como violência no trânsito, entre outros crimes

Publicado

em

Desde a sexta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), através da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), delimitou o estacionamento no entorno dos postos de combustível das avenidas Gabriel de Lara e Santa Rita, área central de Paranaguá. Segundo o superintendente municipal de Trânsito, Leônidas Martins Júnior, o objetivo é impedir a perturbação do sossego ocorrida por causa do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e som alto, assim como combater crimes de tráfico de drogas e violência no trânsito. Na prática, a medida que já está valendo em Paranaguá, proíbe o estacionamento nos arredores dos dois postos nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 22h até às 6h da manhã. 

“Como órgão executivo de trânsito, implantamos sinalização em vias públicas porque somos os detentores da circunscrição do município, podemos deliberar, delimitar e ordenar o trânsito. O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Fabiano Martins de Carvalho, contatou a Sumtran para encontrarmos formas de inibir o estacionamento nestes horários de fim de semana e feriados de pessoas que não são usuárias dos postos de gasolina nem moradores, elaborando soluções para delimitar isso”, explica o superintendente Leônidas Martins Júnior.

Segundo ele, a solução foi a única encontrada para diminuir a perturbação de sossego, bem como outros problemas ocasionados por ela, como o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas e até mesmo consumo e tráfico de drogas, sendo que muitos dos condutores, de forma irresponsável, dirigem alterados em vias do município, podendo ocasionar acidentes e até mesmo mortes. “Foi uma medida rigorosa, mas necessária. O foco são as datas e horários em que detectamos um maior número de veículos e casos de perturbação de sossego”, explica, reforçando que é proibido o consumo de álcool na parte interna dos postos, algo seguido à risca pelos estabelecimentos em Paranaguá.

Placas proíbem estacionamento nos arredores dos dois postos das avenidas Coronel Santa Rita e Gabriel de Lara nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 22h até às 6h da manhã 

Segundo o superintendente, a Operação Sossego, realizada pela GCM em conjunto com a Polícia Militar, detectou inúmeros problemas de perturbação de sossego e, inclusive, de brigas ocorridas nos postos. “Isto tudo abala a estrutura da segurança pública de Paranaguá. Causa transtornos para os postos e para os moradores nos arredores, que estão em horário de descanso”, explica. As placas de sinalização, nesse sentido, são uma forma de coibir estes vários problemas ocasionados pela perturbação de sossego. “É uma solução”, destaca. 

De acordo com Martins, para os moradores no entorno dos postos que precisam deixar seus veículos estacionados nas ruas, será estudada uma solução para que eles possam especificamente estacionar os carros nestes locais para facilitar a vida dos cidadãos. “Pode acontecer, eu não digo que vá acontecer, mas pode sim ser autorizado”, completa. 

SETE PONTOS A MENOS NA CNH, MULTA E REBOCAMENTO

Quem insistir em desrespeitar as placas de sinalização e estacionar os carros em horário proibido estará sujeito ao auto de infração do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que pode acarretar no rebocamento do veículo, bem como tirar sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e gerar multa de cerca de R$ 290,00. “Vamos em alguns dias finalizar também o termo de Decreto, que irá para o prefeito sancionar, a partir do momento do decreto publicado, nesta área delimitada fica permanentemente proibido o estacionamento, mesmo sem placa de sinalização”, explica, ressaltando que o objetivo é dar transparência e regulamentação municipal ainda maior, algo que deverá ocorrer em torno de 30 dias, com direito a estudo técnico.  

“Já está valendo a proibição nestes locais desde a sexta-feira”, destaca o superintendente. “A intenção não é multar. A Sumtran notifica de acordo com as irregularidades vistas, estamos à disposição da população para tirar qualquer dúvida, desde que formalmente informada, não adianta criticar em rede social, é necessário um protocolo pela prefeitura ou na nossa ouvidoria”, explica Martins. “Estamos à disposição da população, não para reprimir, mas sim para orientar e dar uma fluidez maior no trânsito do município”, finaliza. 
 

Publicidade


Em alta