conecte-se conosco

Trânsito

Ciclistas ignoram ciclovia na Avenida Belmiro Sebastião Marques

Via ganhou um espaço exclusivo para circulação de bicicletas, mas ainda é pouco utilizado

Publicado

em

Com as obras na Avenida Belmiro Sebastião Marques finalizadas e entregues à população na última semana, grande parte dos moradores já tem aproveitado os benefícios das mudanças como a melhoria do asfalto, rede de drenagem e novos pontos de ônibus. Um dos destaques das obras é a ciclovia implantada na avenida, que atende às exigências de mobilidade urbana, de acordo com as informações dos responsáveis pelas intervenções.

No entanto, nem todos os ciclistas têm utilizado este espaço privilegiado e propício para garantir mais segurança no trânsito. O comandante geral da Guarda Civil Municipal e superintendente de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Leônidas Martins Júnior, afirmou que haverá, na próxima semana, um trabalho de conscientização na localidade para utilização da ciclovia. “A ação será voltada, em especial, para ciclista com panfletagem e orientação para que utilizem a ciclovia”, disse.

 


Alguns ciclistas preferem andar em meio aos caminhões a permanecer na ciclovia

 

A instrução da superintendência de trânsito é para que as pessoas utilizem a ciclovia para não correr riscos em transitar na via em meio aos veículos e aproveitem esses espaços destinados, os quais têm crescido em Paranaguá.

OPINIÃO DOS MORADORES

A moradora Rachel Teodoro comparou como estava a situação da avenida antes das obras e agora para quem usa bicicleta no dia a dia. “A ciclovia ficou muito boa, agora temos mais segurança, não tem mais poeira, hoje está bem melhor. Está tudo aprovado, pois do jeito que estava não tem nem comparação”, afirmou.

 


“A ciclovia ficou muito boa, agora temos mais segurança”, afirmou a ciclista Rachel Teodoro

 

Rosilene Aparecida de Silva, moradora no Parque São João, acredita que a ciclovia deveria ser mais ampla para evitar acidentes entre as bicicletas. “Achei que ficou muito estreita, quando duas bicicletas se encontram no sentido contrário, fica bem ruim e, em alguns trechos, ela está desnivelada”, opinou.

Mas, ainda assim, a moradora acha melhor transitar na ciclovia que em meio aos carros. “Sempre utilizo, nunca ando no meio da rua, acho muito perigoso e mais difícil de andar. Tenho visto muitos ciclistas com crianças andarem do outro lado da via. Com as crianças temos que redobrar a atenção e utilizar os espaços adequados, porque muitos motoristas não respeitam os ciclistas”, ressaltou Rosilene.

O ciclista Cristiano Santana, morador na Labra, concorda que as pessoas estão utilizando pouco o espaço implantado. “Não estão utilizando, mas isso vai da consciência de cada um. Eu costumo usar porque é mais fácil e me dá mais segurança. É perigoso andar no meio dos carros e a gente que tem criança precisa ficar ainda mais atento”, enfatizou.

Cristiano disse que procura utilizar também outras ciclovias presentes na cidade. “Uso todas as que encontro, até para ir para o centro utilizo a ciclovia, porque não tem perigo. Sou a favor de mais ciclovias em Paranaguá, ainda mais aqui onde há muitas bicicletas”, lembrou o morador.

 

Publicidade


Em alta