Connect with us

Trânsito

Abertura da Semana Nacional do Trânsito reuniu crianças de escolas municipais

Ações terão enfoque na prevenção de acidentes

Publicado

em

Na tarde de segunda-feira, 19, foi realizada a abertura da Semana Nacional de Trânsito em Paranaguá. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais da área de segurança e trânsito no Teatro Rachel Costa. Entre os participantes, estavam crianças de diversas escolas municipais e também da Escola de Educação Especial para Surdos Nydia Moreira Garcez.

O tema deste ano, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Semana, foi “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. A Secretaria Municipal de Segurança de Paranaguá, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Divisão de Educação para o Trânsito, contará com a parceria da Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Centros de Formação de Condutores, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Fundação Municipal de Cultura e Núcleo Regional de Educação.

Cerca de 150 alunos da Escola Manoel Viana participaram do evento de abertura da campanha. “Levamos todas as turmas do período da tarde, acreditamos que na prevenção se dá o início de tudo, com as orientações do Demutran as crianças vão aprendendo, porque têm facilidade para assimilar. É desde cedo que se aprende”, relatou a pedagoga orientadora da Escola Municipal Manoel Viana, Jurema Bernadete da Costa Porto.

A Secretaria Municipal de Segurança afirmou que as atividades visam à conscientização de todos os envolvidos no trânsito e as crianças participarão das ações da campanha. “É no dia a dia que devemos trabalhar a consciência de todos a respeito das regras de trânsito. O que temos escrito são regras de consenso, que devem ser aplicadas em uma sociedade moderna. Temos vários órgãos que trabalham em prol disso, mas o ente mais importante neste trabalho é o cidadão”, frisou.

O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, destacou que o objetivo maior da Semana é a conscientização quanto à responsabilidade no trânsito. “Estamos em um momento de atividades que envolvem diversas secretarias, mostrando a importância que estamos dando a este setor que resulta em milhares de vítimas em todo o Estado, País e aqui na nossa cidade”, lembrou.

Kersten citou, ainda, alguns requisitos que podem promover mais segurança no trânsito de Paranaguá. “É fundamental fazermos uma mudança na parte cultural no que diz respeito às leis de trânsito. Temos que respeitar os locais destinados aos deficientes físicos, aos idosos, àquelas pessoas que estão em maior vulnerabilidade e o respeito à lei seca, que é outro grande problema social e acho que está faltando ser mais enérgico no rigor desta lei. Temos também que fazer prevalecer o respeito à faixa de pedestres”, ressaltou o prefeito.

 

PROGRAMAÇÃO

Hoje, 20, a atividade da Semana Nacional de Trânsito acontece na Feira da Lua, na Praça dos Leões, com um cinema, a partir das 19h. Confira as ações que ocorrerão durante a semana:

Dia: 21 – Blitz educativa, com alunos da Rede Municipal de Ensino.
Local: Centro da cidade
Hora: 9h

Dia: 22 – Passeio Ciclístico
Local: Praça Portugal com destino à Praça Fernando Amaro
Hora: 14h

Dia: 23/09 – Simulação de atendimento a acidente de trânsito, com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU e Guarda Civil Municipal
Local: Praça em frente à Estação Ferroviária.
Hora: 10h

Dia: 23 e 24 – Blitz educativa, com teste de etilômetro descartável.
Local: Vários bares da cidade
Hora: 22h

Dia: 25 – Encerramento do evento com simulação de acidentes.
Local: Aeroparque
Hora: 15h

Continuar lendo