conecte-se conosco

Trânsito

8.º Grupamento de Bombeiros promove campanha ‘Maio Amarelo’ no litoral

Ação do Maio Amarelo foi realizada em uma praça de Guaratuba (Foto: Corpo de Bombeiros do Paraná/8.º GB)

Publicado

em

Na segunda-feira, 27, blitz educativa teve simulação de resgate veicular feito pelo Corpo de Bombeiros

A campanha "Maio Amarelo", realizada em todo o Brasil e no mundo, com foco na conscientização e redução de acidentes e mortes no trânsito, algo instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 em todo o mundo, teve atuação do Corpo de Bombeiros do Paraná, através do 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB). Ações foram realizadas em Guaratuba e em Paranaguá, nesta semana, em parceria com a Polícia Militar.

Segundo a assessoria do 8.º GB, a campanha "Maio Amarelo" buscou alertar a sociedade do litoral do Paraná sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito, com o objetivo de orientar boas práticas de motoristas e cidadãos.

"No litoral, a campanha teve dois eventos. O primeiro ocorrido no domingo, 26, na praça central de Guaratuba, contou com uma exposição de materiais, divulgação de panfletos e orientações pelas guarnições policiais e bombeiro militar, bem como, com alguns eventos voltados ao público infantil. O segundo, em Paranaguá, no dia 27, foi uma blitz educativa, realizada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nas proximidades do Aeroparque, que contou com uma simulação de resgate veicular, por parte da equipe de bombeiros e diversas orientações, pelas equipes policiais", finaliza a assessoria do 8.º Grupamento.

De acordo com a assessoria, o movimento Maio Amarelo é realizado em diversos países em uma ação coordenada entre Poder Público e sociedade, atingindo, somente em 2019, cerca de 420 municípios. "Assim, O 8.° Grupamento de Bombeiros responsável pela segurança e tranquilidade pública, em situações de salvamento, prevenção e combate a incêndios, buscas e ações de Defesa Civil, no litoral do Estado, cumpre mais uma vez com seu dever junto à população litorânea", ressalta o 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Em Paranaguá aconteceu também uma blitz educativa, que contou com uma simulação de resgate veicular, por parte da equipe de bombeiros (Foto: Corpo de Bombeiros do Paraná/8.º GB)

MAIO AMARELO

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. Este é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

ESTATÍSTICAS NO BRASIL

Os acidentes de trânsito provocaram a morte de 35,3 mil pessoas, em 2017. É o que mostram os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Os números são preocupantes, e um detalhe chama a atenção: a maior parte das vítimas fatais é do sexo masculino e jovens em idade produtiva, entre 20 a 39 anos (36,75%). São milhares de mortes prematuras, ocorridas todos os anos, com forte impacto social, econômico, no setor saúde e para as famílias.

Segunda maior causa de mortes externas no País, os acidentes de trânsito geram uma grande sobrecarga nos serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) com números crescentes de internações. Em 2017, foram 182.838, gerando gastos de aproximadamente R$ 260,7 milhões. Deste total de internação, 78,2% ocorreram no sexo masculino.

As principais vítimas fatais foram: os motociclistas (12.199), seguidos de ocupantes de automóveis e caminhonetes (8.511); pedestres (6.469); e ciclistas (1.306).

Em mulheres, os óbitos por acidente de trânsito foram de 6.336, correspondendo a 18% dos casos em 2017. A maior parte delas também era formada por jovens, em idade entre 20 e 39 anos (35,7%).  

O movimento Maio Amarelo é realizado em diversos países em uma ação coordenada entre Poder Público e sociedade (Foto: Corpo de Bombeiros do Paraná/8.º GB)

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress