conecte-se conosco

Trabalho

Estiva comemora 114 anos de fundação

Sindicato é o maior da orla marítima do Estado

Publicado

em

O Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná comemora, no dia 13 de setembro, seu aniversário de fundação. São 114 anos de histórias, lutas e conquistas em prol da família estivadora.   

O secretário do Sindicato, Everson Fernando Leite de Farias, destaca que a classe tem consciência de que todo dia é uma luta. “Estamos completando hoje 114 anos de histórias, lutas e prosperidade. Costumamos dizer que o sindicato é feito de lutas e temos uma história muito bonita desde a fundação. No dia 13, completamos 114 anos de fundação, mas sabemos que é bem mais antigo do que isso, o trabalho em Paranaguá vem desde a época do guincho na praça ao lado do Danúbio Azul. Ali é um marco da história da existência do trabalho de estiva. Ficamos felizes por isso. Eu sou da terceira geração de estivadores dentro do sindicato, meu avô foi um dos sócios fundadores e assim passou também meu pai e alguns familiares, me sinto honrado de hoje poder estar à frente de um sindicato desta dimensão e deste porte. Temos a consciência de que todo dia é uma luta, a questão capital X trabalho exige esforços, exige que estejamos conversando com o operador portuário com quem nos requisita para a faixa do cais”, enfatiza Farias, que diz estar feliz pelo trabalho que vem sendo realizado. “Graças a Deus nestes três anos que estamos completando agora, ficamos felizes por ter conseguido grandes avanços. Tivemos a felicidade de fazer uma boa negociação na primeira convenção coletiva de trabalho em 2015, quando trouxemos um ganho razoável ao trabalhador. Quando assumimos o Sindicato, estávamos com problemas financeiros, estávamos há mais de seis anos sem aumento, e tivemos estas dificuldades, que foram superadas com muita luta”, completou.

Este trabalho da diretoria fez com que o espírito do sindicalismo voltasse a pairar sobre a categoria. “Hoje vejo a Estiva mais sólida, trouxemos o brilho no olho do estivador, pois estávamos muito apagados e isso é muito gratificante para nós que somos diretores desde 2015, mandato que se encerra no final de 2017”, externa Farias.   

O presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, João Antonio Lozano Baptista, enfatizou que é um momento de fortalecimento e avanços. “Tivemos três anos de muita luta para levantar o sindicato, e graças a Deus conseguimos resgatar a autoestima do trabalhador, e isso se faz valorizando a sua mão de obra. Conseguimos isso durante estes três anos, e estamos prestes a fechar uma nova convenção, na qual estamos certos de trazer um novo reajuste aos trabalhadores. Ficamos contentes de hoje estarmos escrevendo esta história, digo que tenho algumas coisas importantes em minha vida, minhas duas filhas, em ser estivador e de ser o presidente do sindicato que me deu tudo o que tenho não só na vida profissional, mas também no setor pessoal”, destaca Lozano, deixando uma mensagem nesta data à família estivadora. “Desejo as bênçãos de Deus e que continuem acreditando em nosso trabalho. Estamos aqui para representar os estivadores e tenho certeza de que estamos representando bem a classe que nesta data completa 114 anos de história”, cumprimenta o presidente.

Na questão dos avanços de negociações, os diretores destacam que conseguiram passar uma barreira na questão patronal. “Hoje temos uma confiança do outro lado, a sinceridade de ir para uma mesa de negociação, a transparência disso e trabalhando o tempo inteiro no coletivo. Tudo o que conseguimos é pensando em toda a categoria, pois atrás de cada sócio tem uma família inteira, e ele precisa ir para dentro do sindicato, ser bem tratado, ir a bordo das embarcações e trabalhar bem porque é dali que sai o sustento. Prestamos serviços de 24 horas, não tem dia, de segunda a segunda, das 7h às 12h, das 13 às 19h, das 19h a 1h e da 1h às 7h, e ficamos felizes porque o porto vem batendo recordes em cima de recordes e estamos podendo fazer parte deste fato. Também ficamos contentes pelo reconhecimento da Empresa Klabin, que nos enviou uma carta agradecendo a nossa mão de obra que foi considerada a melhor do Brasil. Isso nos traz uma felicidade muito grande de saber que estamos neste nível de profissionalismo”, comemora Farias.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress