conecte-se conosco

Trabalho

Estiva comemora 114 anos com confraternização no ponto de chamada

Sindicato conta com aproximadamente 1.200 associados

Publicado

em

O Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná reuniu seus associados, lideranças sindicais e convidados na manhã de quarta-feira, 13, no salão superior do ponto de chamada da Estiva, na região portuária da cidade, em um Café da Manhã para celebrar os 114 anos de fundação da entidade.

O presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, João Antonio Lozano Baptista, falou sobre a singularidade desse momento. “Poder comemorar 114 anos de um sindicato como o da Estiva é um momento único, saindo de uma base com 1.200 estivadores e hoje poder representá-los durante os últimos três anos. Como já falei outras vezes, as coisas mais importantes da minha vida são as minhas filhas, ser do sindicato e poder representar a categoria que hoje completa 114 anos. Agradeço a toda a família estivadora, autoridades e sindicalistas que estiveram conosco nesta comemoração", destacou Lozano, ressaltando a união entre os componentes do sindicato. "É gratificante ver a união da categoria, uma categoria que estava meio enfraquecida, mas graças a Deus conseguimos fortalecê-la”, destacou Lozano. 

 


Diretores da Estiva com o prefeito Marcelo Roque, vice-prefeito Arnaldo Maranhão e Antonio Gebran Sobrinho, diretor da Folha do Litoral News

 

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destaca ser mais um marco para a entidade. “Este é um dia histórico para a Estiva, são 114 anos de muito trabalho, dedicação e elevando o nome da nossa cidade. Fico feliz em poder participar deste dia e comemorar junto com os estivadores. Sou de uma família de sindicalistas, meu pai por muitos anos foi presidente e associado do Sindicato dos Vigias, onde fez a sua história até na vida politica, e tenho comigo que tudo acontece da faixa portuária para o centro da cidade. Vale enaltecer que comemorar 114 anos não é para qualquer um, e que venham mais 114 anos de história e trabalho desta classe tão querida de nossa cidade”, disse Marcelo Roque. 

 


Antes de ser servido o Café da Manhã, foi realizada uma oração em agradecimento alusivo aos 114 anos de fundação

 

Para o vice-prefeito de Paranaguá e secretário Municipal de Obras,  Arnaldo Maranhão, é uma data de extrema importância para o sindicalismo. “A Estiva é um sindicato forte e atuante, presente no dia a dia da cidade. Sempre falo que se tem uma renda, um dinheiro que fica na cidade de Paranaguá, é o do Trabalhador Portuário Avulso. Os TPAs são pessoas que vivem, moram e gostam desta cidade. Parabéns a toda a diretoria da Estiva e aos já falecidos a nossa homenagem, pois lutaram muito e alguns deixaram suas vidas no costado do navio, aos aposentados e a essa garotada que está aí hoje empunhando a bandeira da Estiva. Parabéns à família estivadora de Paranaguá”, externou Maranhão.  

Falando em nome dos sindicatos da orla, Carlos Antonio Tortato, do Sindicato dos Conferentes, parabenizou a categoria pelos 114 anos. “A Estiva construiu uma história bonita em nossa cidade, respeitada por todos os parnanguaras e orgulho para nós. Trabalhadores que há 114 anos se organizaram nesta cidade histórica onde as datas são significativas, e é difícil uma instituição completar mais de 100 anos, e a Estiva dá exemplo de unidade, força e competência. É uma data festiva, comemorativa, mas acima de tudo, representa o orgulho de Paranaguá com seus trabalhadores. A Estiva está de parabéns”, disse Tortato. 

 


Café da manhã movimentou o salão superior do ponto de chamada

 

O secretário da Estiva, Everson Fernando Leite de Farias, disse ser uma satisfação imensa ser estivador e poder estar comemorando 114 anos de fundação. “Não é qualquer sindicato ou instituição que comemora uma data como esta, e fico feliz e gratificado de hoje poder estar em nossa instituição como secretário, e poder somar com nossa diretoria que vem realizando um grande trabalho. Sabemos que é luta, é luta diária, as leis estão aí, os problemas estão para serem enfrentados, e uma vez que conseguimos ultrapassá-los nos deixa mais fortes, e conseguimos cada vez mais fortalecer a base e os associados. Ficamos felizes nestes 114 anos de ainda estarmos em pé e de estar no mercado de trabalho, na luta e no dia a dia”, destaca Farias.

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress