conecte-se conosco

Simulação de acidente acontece na quinta-feira em Paranaguá

Objetivo é testar o sistema de resposta do Corpo de Bombeiros, Samu e demais órgãos

Publicado

em

Na quinta-feira, 16, às 10h, um simulado está programado para acontecer nas imediações da antiga alfândega de Paranaguá. A ação envolverá o Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Ecovia, Ogmo, Secretaria Municipal de Saúde, empresa Rumo ALL, e outros. O simulado de um acidente, envolvendo trem, ônibus e um veículo, tem como objetivo testar o sistema de resposta em Paranaguá para atendimento.

Toda a população está convidada a assistir a simulação. O trânsito ficará interditado na manhã da quinta-feira em função do simulado e, por isso, os motoristas devem procurar rotas alternativas. “É como se fosse uma situação real, o primeiro a chegar será a ambulância do Ogmo, depois o Corpo de Bombeiros”, contou o diretor do Samu Litoral, Giovani Gonçalves.

O diretor do Samu Litoral, Giovani Gonçalves, afirmou que o simulado do acidente envolverá 36 vítimas e deve durar de 30 a 40 minutos. “Vamos utilizar os profissionais que estiverem de plantão no Samu, são sete pessoas e ainda contaremos com as bases de Antonina, Morretes e Matinhos, já que simula um acidente de grande proporção. Lembrando que os outros municípios não ficarão desguarnecidos, uma ambulância do Corpo de Bombeiros ficará à disposição”, disse Giovani.

 


Vítimas serão resgatadas e encaminhadas de acordo com a gravidade dos casos

 

As vítimas mais graves chegarão até o Hospital Regional do Litoral. “Uma equipe de enfermagem e médica receberá essas pessoas para que a cena fique o mais real possível, para que eles possam treinar também o atendimento para verificar onde estão as falhas e poder melhorar”, declarou a diretora de enfermagem do Samu Litoral, LegianeBortoli.

 

CORPO DE BOMBEIROS

Segundo a nota enviada pela Comunicação Social do 8.º Grupamento de Bombeiros, a ocorrência consistirá em uma colisão entre trem e ônibus. Estão previstas vítimas caracterizadas e o atendimento de ambulâncias, com apoio aéreo.

“O objetivo do exercício é testar o sistema de resposta local para situações com múltiplas vítimas, sendo que após, será realizada uma reunião com todos os órgãos para apontar os pontos fortes e as melhoras necessárias”, informou em nota o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a 2.ª tenente Virgínia Turra, Oficial de Comunicação Social do 8.º Grupamento de Bombeiros, a iniciativa vai colaborar para o aperfeiçoamento do trabalho dos diversos órgãos em prol da comunidade. “A simulação é importante para visualizar como está nosso serviço. Mesmo sendo programado, põe em prova todo sistema de resposta, possibilitando que sejam visualizados pontos que precisam ser melhorados”, salientou Virgínia.

Publicidade






Em alta