Connect with us

Serviços

Emissão da 2.ª via solicitada pela Internet dobrou em 2019

Sistema pode ser utilizado por quem já teve dados digitalizados no Instituto de Identificação ou no Detran/PR (Foto: Polícia Civil)

Publicado

em

Documento é emitido com base nas informações do banco de dados do Estado

A Polícia Civil bateu no ano passado o recorde no número de carteiras de identidade emitidas pelo sistema de 2.ª via rápida, com um total de 142.340 Registros Gerais. É mais que o dobro do volume confeccionado em 2018 através do mesmo sistema, no qual foram emitidos 70.613 documentos.

“O serviço da 2.ª via rápida é muito prático para a população porque o cidadão não precisa se deslocar até um posto do Instituto de Identificação. Basta solicitar o documento pela Internet”, destaca o diretor do órgão, Marcus Michelotto.

Além da praticidade para a população, o pedido on-line da 2.ª via rápida traz melhorias aos postos de atendimento do Instituto de Identificação da PCPR porque reduz a demanda por agendamento e otimiza os serviços prestados ao cidadão, tornando o atendimento melhor e mais ágil.

Quem tem direito

Para saber se pode requerer o RG pelo sistema de 2.ª via rápida é necessário entrar no site da PCPR e clicar em ‘Serviços’, ‘Carteira de Identidade’ e escolher o serviço desejado (1.ª ou 2.ª via). Acesse http://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/Agendamento-2a-da-Carteira-de-Identidade .

Após inserir seus dados, o cidadão é informado se é possível obter a 2.ª via do RG pelo sistema on-line. Caso possa, não é necessário inserir os dados novamente ou levar qualquer documentação. É preciso apenas ficar atento à data de retirada do documento no posto.

O sistema da 2.ª via rápida pode ser utilizado por quem já teve seus dados digitalizados no Instituto de Identificação da PCPR ou no Detran/PR. O documento é emitido com base nas informações já registradas no banco de dados do Estado – foto, assinatura e impressão digital.

Modernização

A população tem a opção de cadastrar o número do celular ao solicitar a emissão do RG para receber uma mensagem confirmando que o documento ficou pronto. Assim, é só ir até o posto escolhido e retirar a carteira de identidade mediante autenticação biométrica.

 

Fonte: AEN/PR

Continuar lendo