O detento Rafael Carvalho Messias, de 18 anos, foi encontrado morto dentro da carceragem da 1.ª SDP (Subdivisão Policial) de Paranaguá, na madrugada de sábado, 26, por volta das 4h.
De acordo com o boletim de ocorrência, agentes do DEPEN – Departamento Penitenciário, responsável pelas carceragens do Estado, ouviram barulhos na ala inferior do prédio e ao verificar a situação, com o apoio dos policiais civis que estavam de plantão, foram informados que um dos detentos estava passando mal. Retirado do local, o homem relatou que outro preso foi espancado e estava caído no banheiro da ala.
Imediatamente, foi solicitado reforço de agentes do departamento, que estão atuando na Operação Verão em Matinhos e ainda da Guarda Civil Municipal, para retirar todos os presos das cela.
Os detentos foram colocados no solário da unidade policial e as equipes entraram na ala, encontrando Rafael Carvalho Messias morto no banheiro.
O rapaz, além de espancado, foi vítima de vários golpes de estoque, arma branca artesanal, encontrada em carceragens.
O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal, passou por exames complementares e foi liberado, ainda na noite deste sábado, 26, por familiares.
AUTOR
Durante a retirada dos presos da ala inferior, um dos detentos confessou o crime. Juliano Viana de Moraes admitiu ter agredido o companheiro de cela até a morte.Durante a perícia, realizada pela Criminalistica, o estoque usado no crime foi localizado dentro de uma das celas.
HOMICÍDIOS
Este foi o 4.° homicídio registrado em Paranaguá em 2019. No litoral já são 6 casos.