conecte-se conosco

Segurança

Precursor no Paraná, Conselho Comunitário de Segurança Regional é empossado

Objetivo é integração dos municípios em prol de uma sociedade litorânea mais segura

Publicado

em

Na manhã de quarta-feira, 27, foi oficializado em cerimônia, na Câmara Municipal de Paranaguá, o Conselho Comunitário de Segurança Regional do Litoral, primeiro órgão local unindo conselhos municipais criado em todo o Paraná, o qual foi oficializado com Carta Constitutiva e posse do presidente, Sami Zahra, e dos membros Paulo Roberto Kaled Zarur e João Carlos de Lima, presidentes dos Conselhos de Segurança de Antonina e Pontal do Paraná. O responsável por oficializar a posse foi o Coronel Nerino Mariano de Brito, coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP/PR).

De acordo com o coordenador estadual, Coronel Nerino Mariano de Brito, este é o primeiro Conselho Regional de Segurança de todo o Paraná, democraticamente eleito em julho deste ano, quando a organização dos conselhos municipais da região com união junto aos órgãos de segurança e autoridades policiais colocou o litoral na frente em todo o Estado para a criação da entidade. “A nossa união é necessária para um combate efetivo ao crime em todo o litoral e no Paraná. As atividades de conselheiros não são remuneradas, são voluntárias. Por vontade popular estamos dando posse a estes membros para melhorar a coexistência pacífica social no litoral. Desejo pleno sucesso ao presidente e aos membros do Conselho Regional e estou à disposição”, completa.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Litoral, Sami Zahra, que é também presidente do Conselho Municipal de Paranaguá, destacou a ação positiva do Estado no setor de segurança com estruturação das polícias, construção da Delegacia-Cidadã de Matinhos e a futura unidade de Paranaguá, bem como a necessidade de construção de um presídio, um Colégio Militar e uma casa de recuperação de usuários de drogas no litoral. “As polícias Civil e Militar estão realizando um ótimo trabalho. Em breve teremos também uma nova central integrada 190 da PMPR. Juntos somos mais fortes. Ficamos honrados em ser o primeiro Conselho Regional neste modelo no Paraná e no Brasil. Sinto que Paranaguá está sendo bem prestigiada. Nos esforçaremos ao máximo para melhorar a segurança pública de Paranaguá e do litoral”, acrescenta.

AUTORIDADES APROVAM NOVO CONSELHO

O tenentecoronel Rui Noé Barroso, comandante do 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, destacou o compromisso do 9.º BPM em prol da segurança pública, que é responsabilidade não apenas das polícias, destacando a integração também de todos os segmentos da segurança pública federal, estadual, municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, entidades representativas, população e os Conselhos de Segurança. “Parabenizo o senhor Sami Zahra, que é conhecedor dos problemas e questões inerentes à segurança em Paranaguá e em todo o litoral. Tenha em a certeza de apoio e trabalho conjunto para melhoria da segurança pública na região”, completa.

 


Autoridades policiais, representantes dos municípios e entidades representativas marcaram presença na solenidade

 

“Os conselhos são um elo importante de segurança entre as autoridades policiais e os cidadãos. Sou testemunha desde a minha vinda para Paranaguá do empenho, capacidade e conhecimento do presidente Sami Zahra, que está sendo empossado hoje. Agradeço o apoio dele. Ele está ciente das responsabilidades, é um sacerdócio que ele está assumindo e é uma pessoa que tem plena capacidade de executar suas atribuições muito bem. Os membros sabem dos problemas que precisam ser enfrentados e irão atuar em prol da segurança do litoral”, afirma Rogério Martin de Castro, delegado-chefe da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Leônidas Martins Júnior, o novo Conselho vem para somar forças em prol da segurança pública em Paranaguá e região. “A nossa expectativa é de continuidade do bom trabalho que já vem sendo feito pelos Conselhos Municipais de Segurança. Com isso se fortalece a interação entre as autoridades policiais e eles farão este elo importante com a população”, destaca.

O presidente da Câmara, Marcus Elias Roque, representando os vereadores presentes, Gilson Marcondes e Nóbrega, destacou que Sami Zahra é batalhador e empenhado em prol de uma sociedade parnanguara mais segura. “Inclusive em diálogo com o Conselho Municipal de Segurança criamos uma Comissão de Segurança no Legislativo. Destaco também a importância da criação da GCM nos anos 90 pelo meu pai, o prefeito Mário Roque, visionário que criou uma corporação essencial para a segurança municipal até hoje”, finaliza.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress