Polícia Militar estará presente em todos os dias da Festa da Tainha e pede responsabilidade aos cidadãos
A 9.ª Festa Nacional da Tainha, iniciada na quinta-feira, 27, indo até o dia 7 de julho, abre o calendário oficial de eventos do município na Praça Mário Roque, que tem prosseguimento com a Feira das Nações, entre os dias 19 e 29 de julho, e o Encontro Internacional de Motociclistas, que ocorre de 2 a 4 de agosto, tradicionalmente gerando um grande fluxo de pessoas na área central do município. Junto com a Guarda Civil Municipal (GCM), a 1.ª Companhia do 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (9.º BPM/PMPR) está atuando diariamente nos eventos, visando a combater os crimes de furto, que são comuns em locais com aglomeração de pessoas, bem como coibindo a ingestão de álcool e condução de veículos.
Segundo o tenente Lucas Correa dos Santos, da 1.ª Companhia do 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (9.º BPM/PMPR), a PM, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), reforça a segurança durante toda a Festa da Tainha e em outros eventos que irão acontecer na Praça Mário Roque entre julho e agosto. “A partir deste mês se iniciou uma série de festividades em Paranaguá. A Polícia Militar já se reuniu com a GCM e Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), para alinhar as condutas das instituições a fim de garantir uma maior segurança ao cidadão que vai se divertir na festa com a sua família”, afirma.
De acordo com o tenente, o trabalho será ininterrupto de presença na praça por parte da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. “Todos os dias haverá policiais e guardas civis municipais garantindo a segurança do evento do início ao fim, sem ter prejuízo ao policiamento da cidade, que já ocorre normalmente. Os policiais estão sendo escalados em horário de folga e estamos reforçando o efetivo com apoio de outras subunidades”, detalha Correa.
“Todos os dias haverá a presença de policiais e guardas civis municipais, garantindo a segurança do evento do início ao fim”, afirma o tenente Correa
ATUAÇÃO CONTRA FURTO
“Infelizmente em eventos de grande fluxo de pessoas são frequentes as denúncias e os crimes de furto. São muitas pessoas e, às vezes, o cidadão está desatento e algum objeto do seu bolso ou bolsa acaba sendo subtraído. Apesar de haver uma dificuldade grande de identificar estes autores, a PM e a GCM solicitam que os cidadãos nos transmitam esta informação de imediato assim que tenha a ciência de que seu bem foi extraviado, para que de imediato possamos agir”, afirma o tenente Correa, destacando a estrutura que estará presente na Praça Mário Roque. “Não precisa ser você a vítima, se você viu algum crime, identificou o autor e suas características, que passe para a PM e facilite para que possamos encontrá-lo”, explica.
DIVERSÃO COM RESPONSABILIDADE
De acordo com o tenente, o entretenimento na Praça Mário Roque deve ser feito de forma responsável pelos cidadãos. “Nossa preocupação maior é o consumo de álcool e, após isso, a saída com o veículo do local da festa. A gente adverte aos motoristas que coloquem a mão na consciência, que se divirtam, entretanto, se forem beber, peçam um táxi, uma carona para alguém. Após a ingestão de bebida alcoólica não dirijam”, explica, ressaltando que haverá fiscalização da Lei Seca durante os eventos de inverno em Paranaguá.
“Temos muitos policiais envolvidos na questão da segurança pública em Paranaguá. O trabalho é árduo e seguimos trabalhando de forma incansável a fim de oferecer a segurança necessária à população”, finaliza o tenente Lucas Correa dos Santos.