PCPR alerta sobre aumento de casos de violência contra a mulher

“Vítimas de crimes devem procurar imediatamente a polícia, seja via telefone ou diretamente a um policial em serviço na rua ou em uma delegacia de polícia”, ressalta a PCPR (Foto: PCPR)

22 de fevereiro de 2020

Grupos especiais da Polícia Civil atuarão durante o evento com foco na garantia do direito das mulheres

O Carnaval é um período de festividade e alegria para grande parte da população do litoral do Paraná e para milhões de turistas que visitam os municípios da região, entretanto nem tudo é felicidade e positividade. Segundo a assessoria da Polícia Civil do Paraná (PCPR), é registrado um aumento no número de casos de violência contra a mulher, em virtude do aumento expressivo de pessoas na região nesta época de ano, principalmente pelo "boom" de turistas entre a sexta-feira, 21, e quarta-feira, 26.

Caso a mulher seja vítima de violência, bem como importunação sexual ou estupro, ou alguém presenciar tal tipo de crime, deve-se obrigatoriamente denunciar o crime para as autoridades. "Em caso de urgência ou emergência deve-se acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, ou falar pessoalmente com algum policial, caso esteja por perto. Isso não exclui a necessidade de se comparecer a uma Delegacia da PCPR para complementar ou registrar Boletim de Ocorrência sobre o crime", explica.

Atuação no Carnaval

Segundo a assessoria, grupos especiais da PCPR estarão atuando no Carnaval com foco nos crimes contra a mulher e outros tipos de delitos. "Além disso, o efetivo estará de prontidão para o atendimento de todas as situações, seja para a lavratura de flagrantes, confecção de retratos falados, registro de Boletim de Ocorrência ou perícia papiloscópica", complementa.

"Em Guaratuba, a PCPR estará distribuindo panfletos contra o assédio sexual. A ação acontece no sábado, 22, e tem parceria com a Prefeitura de Guaratuba e o Núcleo de Prevenção à Violência", informa a Polícia Civil.

Recado para a população

"Vítimas de crimes devem procurar imediatamente a polícia, seja via telefone ou diretamente a um policial em serviço na rua ou em uma delegacia de polícia. A PCPR estará de prontidão para atender todo e qualquer tipo de situação, bem como registros de Boletim de Ocorrência para que todas as providências sejam tomadas de forma rápida. O Verão Maior tem um efetivo voltado para garantir a segurança da população. A PCPR deseja um Carnaval tranquilo e divertido, sem excessos e violência. O policiamento será intenso para garantir uma boa festa a todos", finaliza a PCPR.

 

Foto: Arquivo/Divulgação PCPR