Segurança

Paranaguá recebe doação de projeto israelense de Cidade Inteligente

Além de Paranaguá, em todo o Paraná apenas Pato Branco e Cascavel receberam projeto com destaque mundial

Na tarde de terça-feira, 13, representando o prefeito Marcelo Roque, os secretários municipais de Segurança, João Carlos Silva, e de Planejamento e Gestão, Silvio Loyola, estiveram em reunião com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, quando receberam o 'Projeto Conceitual de Gestão e Monitoramento de Segurança Inteligente', iniciativa de destaque mundial do Estado de Israel e da Comunidade Israelita do Paraná, que será aplicado em Paranaguá na atual administração. O objetivo é voltado a modernizar uma visão sustentável e ampla de desenvolvimento, com uma segurança pública modernizada, tudo isso com utilização de recursos públicos e naturais de forma inteligente.

"Trata-se de um projeto ímpar em todo o mundo, o qual foi disponibilizado para a Prefeitura de Paranaguá, com foco em benefícios aos cidadãos, ações de segurança que comprovadamente diminuem a criminalidade e acidentes de trânsito, entre outros itens positivos. Iremos aplicar o seu conceito na nossa administração com um foco no futuro, utilizando soluções do Estado de Israel e da Comunidade Israelita do Paraná, feitas por estudos técnicos realizados nos últimos meses em Paranaguá por especialistas israelenses de gestão pública e segurança", afirma o secretário de Gestão e Planejamento, Silvio Loyola. "Agradecemos ao secretário Ratinho Junior, o Estado de Israel e a Comunidade Israelita, esta união de esforços em prol do desenvolvimento por meio do diálogo, uma linha bem clara de gestão do prefeito Marcelo Roque", completa.

Segundo o secretário de Segurança, João Carlos Silva, o modelo de segurança pública modernizada apresentado pelo projeto permitirá um monitoramento mais amplo de toda a cidade e ações efetivas em prol da qualidade de vida da população. "Foram apresentadas ações de inteligência com economia de recursos públicos, algo positivo neste momento de crise. É um privilégio Paranaguá receber das mãos de especialistas reconhecidos mundialmente este projeto de Cidade Inteligente, com foco na segurança e no monitoramento modernizado. Passaremos este plano ao prefeito, todos os nossos secretários e administração, para podermos, em conjunto, viabilizar todas estas ações e divulgar, em breve, para a população os efeito práticos positivos", completa.

O projeto foi aplicado em TelAviv, cidade israelense modelo mundial em desenvolvimento

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, em visita realizada a TelAviv, em Israel, ele pode analisar os resultados práticos do modelo de Cidade Inteligente repassado na terça-feira, 13, a Paranaguá e também a outros dois municípios paranaenses: Cascavel e Pato Branco. “Estamos trazendo ao Paraná a inteligência, os avanços tecnológicos e o que há de melhor no mundo para dar aos cidadãos melhor qualidade de vida. Os municípios iniciam por fases, mas serão ampliadas e estendidas aos poucos aos 399 municípios”, destaca. “É um salto para o futuro. As soluções praticadas nos três municípios-piloto serão ampliadas para todos os paranaenses”, destaca.

CIDADE SEGURA – "SAFE CITY"

Segundo a assessoria da Sedu, "o evento dá prosseguimento à Carta de Intenções, assinada entre SEDU/PARANACIDADE e o Consulado Geral de Israel, em julho de 2016, com objetivo de cooperação e execução de ações relacionadas a SMART CITY (Cidade Inteligente). Esta fase dá ênfase à Cidade Segura (SAFE CITY), especialmente, na proteção e monitoramento das cidades e seus protocolos, que consideram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em especial os seus objetivos. Entre esses, o de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; fortalecer os meios de implementação e, ainda, de revitalização da Parceria Global para o desenvolvimento sustentável", finaliza.

Participaram também do evento o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o diretor presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDETEC), Alcione Tadeu Gomes; representando o Paraná Cidade estiveram o superintendente executivo, Wilson Lipski, o diretor de operações, Alvaro Cabrini Junior; e o analista de desenvolvimento municipal e articulador interno do Pacto Global, Geraldo Farias.

 

 

 

Secretaria de Comunicação de Paranaguá com informações do SEDU

Fotos: Assessoria de imprensa da SEDU

Paranaguá recebe doação de projeto israelense de Cidade Inteligente

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.