Os Portos do Paraná receberam, na quarta-feira, 29, oficiais-alunos da Polícia Militar que participam do Curso Superior de Polícia (CSP) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).
A visita técnica é relacionada à disciplina de Políticas Públicas de Segurança Pública do Curso Superior de Polícia (APMG), destinado aos oficiais do penúltimo posto e último posto da corporação, os quais são tenentes-coronéis e majores e estarão qualificados para a promoção ao último posto da corporação, que é o de coronel. O curso também serve para prepará-los para o exercício dos altos cargos da corporação, como as diretorias, grandes comandos e os próprios comandos de unidade.
Grupo foi coordenado pelo coronel Mauro Monteiro, diretor de Operações do Detran Paraná e professor da disciplina de Políticas Públicas Voltadas para a Segurança Pública
Coordenado pelo coronel Mauro Celso Monteiro, diretor de Operações do Detran Paraná e professor da disciplina de Políticas Públicas de Segurança Pública (CSP/APMG), o grupo visitou o cais do Porto de Paranaguá e, na sequência, participou de uma reunião com autoridades das forças de segurança que atuam nos Portos do Paraná.
Coronel Monteiro enfatizou a importância da visita técnica. “A visita ao porto é fundamental pelo que representa ao Estado do Paraná, ao Brasil e América Latina como um todo, porque estamos em um dos maiores portos do Brasil e do mundo, e que trabalha com as questões de entrada e saída de mercadorias e pessoas. O crime organizado se sustenta através das entradas e saídas portuárias em nossas fronteiras e o porto é um grande gargalo. Então, o objetivo principal de nossa visita é que eles conheçam o porto, a magnitude que ele representa para a economia do Estado do Paraná como agentes públicos que eles são e por saber toda a influência que possuem no Estado do Paraná”, disse coronel Monteiro, enfatizando a importância da integração das forças de segurança pública. “É uma integração que nós estamos realizando hoje com as agências de Segurança Pública, sejam federais, estaduais ou municipais, principalmente a Polícia Federal, Receita Federal, a Guarda Portuária e a Polícia Militar do Paraná. Se nós temos um trabalho preventivo e as políticas públicas sérias, adaptadas e aplicadas vamos ter uma prevenção lá na ponta onde atuam esses comandantes de unidades da Polícia Militar do Paraná”, completa.
Oficiais foram recepcionados pelo chefe da Unidade de Segurança da APPA, major Cesar Kamakawa
Major da Polícia Militar do Paraná, Leticia Pan, diretora do Hospital Militar, destacou a visita ao cais do Porto de Paranaguá. “A grandiosidade do Porto de Paranaguá realmente é algo impressionante. Verificar toda esta logística portuária tão importante para nós desponta realmente Paranaguá e o Estado do Paraná à frente na economia. Realmente foi surpreendente”, destaca a major, que pela primeira vez visitou o porto.
O diretor empresarial da APPA, André Pioli, falou da importância da visita. “Essas visitas são muito importantes. Eles conhecem as especificidades todas do Porto porque já realizam a segurança aqui e no Paraná inteiro. Ter um conhecimento aprofundado do Porto de Paranaguá tenho certeza de que eles levarão, em todos segmentos, seja transporte, logística e tudo que engloba, mais autoridade na área de segurança para o Estado. Então é muito importante que o Porto de Paranaguá abra as portas para autoridades e que essas autoridades possuam um conhecimento maior a respeito do Porto”, destacou Pioli.
O chefe da Unidade de Segurança da APPA, Major Cesar Kamakawa, enfatizou que a visita também é uma troca de informações entre a APPA e a Polícia Militar. “O ganho é para os dois, em virtude de que se pretende aqui construir e disseminar planejamento estratégico voltado a políticas públicas da Polícia Militar. Esses conhecimentos serão levados a outras localidades do Estado, visto nos termos integrantes da Polícia Militar aqui que são os atuais comandantes das unidades de todo o Estado do Paraná, bem como do chefe de estado-maior tanto do comando geral quanto os comandos regionais. E também para a APPA divulgar as suas atividades portuárias, a importância das operações portuárias e, principalmente, a importância da proteção dessas operações portuárias, desde os municípios de origem na região de fronteira até o Porto de Paranaguá”, destacou major Kamakawa.
No auditório da APPA, o grupo assistiu a uma série de palestras
O grupo que participou da visita técnica é formado por 26 oficiais, dos quais quatro são de outros Estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Maranhão, que vieram adquirir conhecimentos e trocar experiências na Polícia Militar do Paraná, através da Universidade de Polícia, que é a Academia Policial Militar do Guatupê. No auditório da APPA, o grupo assistiu a uma série de palestras com os temas: administração portuária, atuação da Polícia Federal, da Receita Federal e da segurança pública como um todo no porto, e a interação entre as agências de segurança.
Fotos: Cláudio Neves/APPA – Folha do Litoral News