Na manhã de terça-feira, 23, aconteceu a abertura da 3.ª turma do curso de armamento e tiro na Academia de Formação, Ensino e Capacitação da Guarda Civil Municipal de Paranaguá. A preparação aborda temas que vão desde a legislação até o manuseio e manutenção das armas.
O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, afirma que a gestão do prefeito Marcelo Roque tem investido na segurança pública. “Desde 2017, foram empregados recursos que proporcionaram melhorias nos trabalhos exercidos pela corporação. Até 2020, contaremos com cinco turmas formadas”, declara.
Atualmente todas as viaturas que estão nas ruas de Paranaguá, possuem guardas capacitados para o porte e manuseio de armas. A comandante da GCM, Márcia Garcia, comenta que esta qualificação garante mais segurança para os próprios GCMs e para toda a sociedade. “Este curso é intensivo. Os participantes estão liberados das escalas para ter dedicação total e exclusiva na aprendizagem, para que estejam prontos para atender a comunidade”, explica.
O Comandante da Academia de Formação, Ensino e Capacitação da Guarda Civil, Márcio Feliciano, ressalta que todo o curso de armamento e tiro segue a cartilha da Polícia Federal.
“Seguimos o conteúdo determinado pela legislação nesta formação e após a conclusão do curso os GCMs devem passar por requalificação anual”, frisa.
Serão aproximadamente 20 dias de curso intensivo, com 160 horas de aulas teóricas e práticas com a participação de 72 Guardas Civis Municipais.
Fonte e fotos: Prefeitura de Paranaguá/Secom