Corpo de Bombeiros realizou mais de 70 mil orientações e advertências a banhistas
Na terça-feira, 22, a Coordenação Geral da Operação Verão Paraná 2018/2019 divulgou balanço de atuação do Corpo de Bombeiros do Paraná em todo o litoral, nesta temporada. De acordo com as informações repassadas, guarda-vidas que estão atuando na região já realizaram cerca de 70 mil orientações e advertências aos banhistas nos municípios litorâneos, algo que corresponde a um aumento de 17,89% nas ações preventivas executadas pelo Corpo de Bombeiros em comparação ao mesmo período na temporada passada.
Segundo o comandante do 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB) e coordenador das ações dos bombeiros no litoral nesta temporada, tenente-coronel Gerson Gross, as ações preventivas são essenciais e salvam vidas, desde uma simples orientação feita por um guarda-vidas, assim como retirada de banhista da água, tudo em prol da proteção de turistas e moradores no litoral. “Estamos trabalhando forte na prevenção dos afogamentos. Também constatamos um aumento considerável na entrega de pulseirinhas de identificação, no uso do aplicativo que facilita o contato com o Corpo de Bombeiros, nas advertências e orientações”, complementa o tenente-coronel Gross.
"Sempre recomendamos que as pessoas tenham consciência de fazer sua entrada no mar da maneira mais segura possível para que todos possam aproveitar este momento de lazer e descontração, prezando por um bom final de ano. As pessoas nunca devem ir muito para o fundo, pois a água chegando na região da cintura ou umbigo faz com que o banhista tenha uma reação muito mais rápida do que se ela estiver com somente o pescoço para fora da água", afirma a 2.º Tenente do Corpo de Bombeiros do Paraná, Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, responsável pela Comunicação Social do Corpo de Bombeiros na Operação Verão 2018/2019.
"Estamos trabalhando fortemente na prevenção dos afogamentos", afirma o coordenador das ações dos bombeiros no litoral nesta temporada, tenente-coronel Gerson Gross (Foto: AEN)
Ainda segundo a tenente, as pessoas devem ficar em uma região do mar com possibilidade de movimentação e reação mais rápida por parte do banhista. "O mar é sempre irregular, a gente acha que está muito raso em alguns locais, mas anda dois a três passos e pode cair em um buraco, bem como pode ser afetado por correntes de retorno ou valas. É muito importante o banhista ficar em uma região com a água na cintura", explica, destacando que os cidadãos não podem ingerir o uso de bebida alcoólica ou ingestão excessiva de comida antes de adentrar na água.
Segundo o balanço apresentado nesta semana, do dia 21 de dezembro de 2018 até o dia 20 de janeiro de 2019, o Corpo de Bombeiros registrou um total de 10 mortes por afogamento. "Um aumento de 66,67% em relação ao primeiro mês da Operação Verão passada, mesmo com um crescimento de 35,92% nos resgates (de 618 para 840)", explica a assessoria. De acordo com o tenente-coronel Gross, as mortes ocorridas são de pessoas que adentraram na água fora do atendimento dos guarda-vidas ou da área protegida, demarcadas com bandeiras de perigo e alerta. “Por isso, é muito importante a população se banhar sempre entre as bandeiras compostas pelas cores vermelho sobre amarelo e próximo aos guarda-vidas”, comenta.
ESTRUTURA CONTA COM 700 MILITARES NO LITORAL
Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, a estrutura atuante no litoral conta com 700 bombeiros militares prestando serviços à população, sendo que 450 deles são guarda-vidas. "Há, ainda, o apoio de 23 guarda-vidas civis que fizeram treinamento com o Corpo de Bombeiros. Além dos postos fixos, o Corpo de Bombeiros disponibiliza postos móveis para atender os municípios de Morretes e Antonina. São quase 60 quilômetros de extensão de áreas frequentadas por banhistas nos diversos balneários da faixa litorânea", complementa a assessoria.
APLICATIVO
A assessoria afirma que turistas e moradores no litoral, bem como de todo o Paraná, contam com a opção do aplicativo (App) "Corpo de Bombeiros do Paraná", que possibilita um rápido contato do usuário com os bombeiros em casos de emergência e que atualiza a localização dos 89 postos guarda-vidas. “O App conta com todas as localizações dos postos guarda-vidas para que a população possa se banhar próximo a um profissional, com rota, inclusive por GPS. Além destas facilidades, há várias informações de como agir em caso de emergência e também os alertas de temporal, raios, chuva e ventos”, finaliza o tenente-coronel Gross.