conecte-se conosco

Segurança

Edmilson de Barros é o novo comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná

Corpo de Bombeiros do Paraná tem novo comandante.

Publicado

em

O 106.º aniversário do Corpo de Bombeiros, comemorado em outubro, marca também a renovação do Comando da Instituição, quando o coronel Fábio Mariano de Oliveira, passou o comando ao coronel Edmilson de Barros. A cerimônia de passagem de comando foi na tarde de sexta-feira, 19, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros em Curitiba.

Filho de Antônio de Oliveira, soldado da Polícia Militar que atuou no Comandos e Operações Especiais (COE), o coronel Fábio entrou na corporação em 1985, e ao longo de sua trajetória na corporação também se destacou pelo trabalho espiritual por onde passava. O coronel Fábio citou os avanços da instituição durante o tempo em que esteve no comando.

Uma das maiores conquistas foi a construção da Escola de Formação dos Bombeiros nas dependências da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), que está com 40% das obras concluídas e teve investimento de R$ 17 milhões. Aquisição de viaturas, efetivos renovados, modernização da área de educação continuada com cursos feitos por meio da modalidade EAD, entre outros.

Ele citou ainda a aquisição de três plataformas que são escadas mecânicas para salvamento em edifícios altos. Essas plataformas custaram, cada uma, em torno de R$ 3,5 milhões. A primeira chega no começo do ano e outras duas na metade de 2019. Uma ficará em Curitiba e as outras em Londrina e Maringá. 

Familiares dos coronéis sucedido e sucessor acompanharam o evento. A família, que por vezes esteve em segundo plano em virtude de responsabilidade e a dedicação que a função exige, recebeu a recompensa com uma homenagem diante de todos os presentes. As esposas dos coronéis receberam flores como uma singela maneira de agradecer a paciência e parceria ao longo da jornada de vida juntos.

Em homenagem ao pai do coronel Fábio, a tropa representativa que esteve no evento foi composta, além das frações de tropa das modalidades de atuação do Corpo de Bombeiros, por um pelotão de integrantes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). 

O coronel Barros que já integrava a equipe de Comando da Corporação, pretende dar continuidade ao plano estratégico já delineado, incluindo os trabalhos para o primeiro grande desafio de sua nova função: a Operação Verão 2018/2019. “Temos um planejamento pronto e aplicaremos todos os nossos esforços para garantir o atendimento de guarda-vidas e de atendimento prestado hospitalar nas praias paranaenses”, falou.

Ele também explanou sobre os desafios que terá pela frente com a nova função. “Devemos nos empenhar ao máximo para dar o devido andamento aos projetos e aquisições já elaborados, como os processos de aquisição de viaturas, o fortalecimento da prevenção contra incêndios, sempre com o intuito de oferecer uma segurança de qualidade à população paranaense”, explicou.

CURRÍCULO

O novo comandante do CB tem 50 anos e está na corporação desde fevereiro de 1986. No Corpo de Bombeiros, trabalhou como assessor de comandante, foi comandante em Medianeira, Guaratuba e Paranaguá e subcomandante de Foz do Iguaçu.

Também participou de 16 operações Verão do Estado, na coordenação de guarda-vidas. Foi coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil. Nos últimos anos, ocupava o posto de Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros.

Barros fez curso de formação de oficiais na Academia Policial Militar do Guatupê e de tecnólogo em construção civil no antigo Cefet – atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem especialização em aperfeiçoamento de oficiais.

Com informações da PMPR

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress