Logotipo

Dia do Guarda Municipal: Paranaguá tem mais de 300 profissionais atuando na área

03 de setembro de 2019

Secretário de Segurança deixou uma mensagem aos GCMs (foto: divulgação Prefeitura de Paranaguá)

Compartilhe

O Dia do Guarda Civil Municipal é comemorado no Brasil em 3 de setembro, data celebrada desde 1966, com o objetivo de homenagear os profissionais que colaboram com a segurança pública na esfera municipal. Paranaguá conta, entre homens e mulheres, com 316 Guardas Civis Municipais, os quais têm se estruturado como um apoio à sociedade. 

A Guarda Civil Municipal de Paranaguá foi criada através da Lei Municipal n.º 2.067, de 17 de dezembro de 1998. Ao longo de 20 anos de exercício, em uma sociedade que necessita e cobra mais atuação das forças de segurança, a GCM recebeu novos investimentos. A corporação conta agora com mais coletes balísticos, armamento, novos veículos e demais equipamentos para garantir a segurança.

“Vamos fechar o mês de agosto com mais de R$ 11,4 milhões em investimentos na segurança, algo considerável, tenho visto pesquisas em alguns municípios brasileiros, e não vi até agora um prefeito que investiu este valor em suas Guardas Municipais”, complementou o secretário municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva.

Em 2017, a GCM inaugurou a Academia de Capacitação e Formação, um espaço para treinamento para porte e uso de armas de fogo, defesa pessoal e capacitação dos agentes da corporação. O monitoramento por câmeras de segurança também é realizado em Paranaguá pela GCM, em uma central dedicada a inibir e identificar uma atitude suspeita.

Mais recentemente, em janeiro deste ano, a GCM também foi a responsável pela criação da Patrulha Maria da Penha, que acompanha as mulheres que possuem medidas protetivas expedidas pela justiça no âmbito da violência contra a mulher. A ação tem ganhado força no município e fazendo com que mais mulheres procurem ajuda para colocar um fim no ciclo da violência doméstica.

AGRADECIMENTO

João Carlos Silva ainda deixou uma mensagem aos Guardas Civis Municipais. “Nesse dia 3 de setembro, dia do Guarda Civil Municipal, quero parabenizar todos os guardas do Brasil e, em especial, os 316 que atuam em Paranaguá. Deixo meu agradecimento pelo excelente trabalho que desenvolvem na segurança dos nossos munícipes. Parabéns a todos pelo seu dia, que Deus ilumine todos vocês”, destacou o secretário.


Colunistas