O período de Réveillon comumente apresenta utilização intensificada de fogos de artifício para a comemoração da chegada de um novo ano, algo tradicional em todo o mundo, mas que deve ser realizado com todas as medidas de segurança necessárias para que não haja acidentes com queimaduras e danos irreparáveis não só para quem manuseia, como também para pessoas que estejam próximas ao local da utilização dos fogos. A capitã Rafaela Diavoteli, da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros do Paraná, concedeu dicas de segurança e orientações importantes para quem decidir soltar fogos no litoral do Paraná neste final de ano, algo que exige extrema responsabilidade e respeito ao próximo.
De acordo com a capitã Rafaela, antes de mais nada é necessário que o cidadão procure sempre comprar materiais em lojas com o certificado do Corpo de Bombeiros e com a liberação da Delegacia de Armas e Munições (DEAM). Na hora do manuseio, uma das orientações principais é que o responsável jamais ingira bebidas alcoólicas, bem como não permita o manuseio de fogos por crianças. “Sempre que possível deve se adquirir os fogos que estão equipados com bases de apoio ou suportes para serem instalados e disparados do chão. Outra dica é evitar soltar os fogos “na mão”, sempre usando extensores, suportes e luvas quando possível”, completa a militar.
“É extremamente necessário que os cidadãos leiam e sigam especificamente as instruções nos rótulos das embalagens dos produtos, bem como não os soltem embaixo de árvores ou fiações elétricas. Só se deve soltar fogos de artifícios ao ar livre, e verificar se não existem fiações elétricas próximas nem produtos inflamáveis”, completa a capitã.
ACIDENTES E QUEIMADURAS
De acordo com a militar do Corpo de Bombeiros, caso ocorram acidentes com fogos, é necessário sempre levar em conta que qualquer queimadura é algo grave e exige cuidados médicos. “Queimaduras no rosto, nas mãos e nos pés são coisas sérias e devem receber atenção médica imediata. O efeito do calor pode ser interrompido com utilização de água fria corrente, não deve ser usada água gelada. A área queimada deve ser coberta com gazes molhadas em soro fisiológico ou com um pano limpo e úmido. Mantenha o curativo molhado usando recipientes de soro ou água limpa até levar a vítima ao hospital”, explica.
“Nunca devem ser perfuradas as bolhas de qualquer queimadura, bem como nunca podem ser utilizados em locais queimados do corpo produtos como creme dental, pó de café, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha, banha ou folhas de trigo. Se suas roupas pegarem fogo, deite-se e role no chão até o fogo apagar, ou utilize um cobertor ou pano grosso para abafar as chamas. Não corra”, comenta a capitã. “Em caso de acidentes mais graves, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193”, finaliza a militar.
Foto: Arquivo AEN/PR