Connect with us

Segurança

Conseg lança projeto ‘Comércio Amigo’ em Paranaguá

Conseg é o elo entre a sociedade e as forças de segurança (Foto: Divulgação)

Publicado

em

Dez estabelecimentos comerciais estão participando com pontos visando à aproximação com as forças policiais e reforço da segurança

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Paranaguá lançou, em julho, no município, o projeto “Comércio Amigo”, que pretende reforçar o apoio e estreitar relações entre comerciantes e forças de segurança atuantes na cidade, entre elas a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Militar do Paraná (PMPR), Corpo de Bombeiros do Paraná, Polícia Federal (PF) e outras corporações da área de segurança. Desse modo, por intermédio do Conseg, dez comerciantes de Paranaguá já disponibilizam pontos em seus estabelecimentos, nos quais há banheiro, café, água, Internet e diálogo contínuo com os policiais e bombeiros.

De acordo com Jerri Ângelo de Souza, veterano da Marinha do Brasil e presidente do Conseg Paranaguá, o projeto visa a aproximar os comerciantes das forças policiais e já de início dez estabelecimentos aceitaram participar da iniciativa em prol da segurança pública local. “A ideia é fazer bases de apoio, já que esses policiais, em determinadas situações, precisam de estrutura para acessar banco de dados para consultar ficha criminal, placas de veículos pelo Wi-Fi, entre outros serviços de inteligência”, explica. 

“Ideia é fazer bases de apoio, já que esses policiais em determinadas situações precisam de estrutura para acessar banco de dados”, ressalta o presidente do Conseg Paranaguá, Jerri Ângelo (Foto: Divulgação)

“A sociedade tem um papel importante de auxiliar as forças de segurança,  passando informações imprescindíveis para solucionar crimes. Esses guerreiros saem de casa todos os dias para defender com suas vidas o cidadão, deixando em casa suas esposas e filhos sem saber se vão voltar. Eles sofrem e se emocionam como todos nós”, explica Souza, frisando a necessidade de apoio contínuo dos cidadãos aos policiais. 

Faixa de um dos pontos de apoio aos policiais de Paranaguá (Foto: Divulgação) 

Segundo o presidente, o Conseg é o elo entre a sociedade e as forças de segurança. “Concedemos o apoio necessário às atividades, atuando como Polícia Comunitária. Somos os mediadores de conflitos da segurança. Todos devem participar de nossas reuniões, que ocorrem nas últimas quartas-feiras de cada mês às 18h30 no Clube de Tiro Ávila, Rua Nestor Victor, 960 (antigo Nordestino), no bairro João Gualberto”, finaliza Souza. 

 

Continuar lendo