Droga foi flagrada escondida em 15 veículos a bordo de um navio no Porto de Dacar
Nesta segunda-feira, 1.º, a Alfândega do Senegal realizou a apreensão de cerca de 800 quilos de cocaína advindos do Brasil em carga escondida em veículos transportados por navio oriundo do Porto de Paranaguá. Segundo as agências internacionais Reuters e EFE, a droga foi encontrada em 15 veículos em uma carga total que contava com dezenas de carros. A pesagem indicou uma quantia total de 798 quilos da droga.
"A apreensão foi realizada em um navio chamado 'Grande Nigéria' procedente do Brasil", ressalta a Direção de Alfândegas do Senegal em comunicado. Um total de 15 pessoas de nacionalidade senegalesa foram detidas pelas autoridades com relação ao carregamento do entorpecente. O próprio comandante do navio foi preso.
"O navio Grande Nigéria devia em seu itinerário passar pelo porto de Thema, em Gana; e por Luanda, Angola, para continuar para Hamburgo, Alemanha", destaca a Direção de Alfândegas. "O trabalho de controle, verificação e investigação se desenvolve para coletar todas as informações úteis e necessárias para a investigação", ressaltam as autoridades senegalesas.
Localizado no Senegal, Porto de Dacar têm sido rota do tráfico internacional de drogas (Foto: Official U.S. Navy Imagery/Divulgação)
SEGUNDA APREENSÃO EM MENOS DE UM MÊS
No último dia 26 de junho, outra apreensão de cocaína oriunda do Porto de Paranaguá ao Porto de Dacar, no Senegal, foi realizada pelas autoridades africanas. Um total de 238 quilos de cocaína provenientes do Brasil foi apreendido em carga escondida dentro de quatro veículos. O destino final desta embarcação seria Luanda.
Segundo a agência EFE, a África Ocidental é uma ponte contínua de passagem do tráfico de heroína e cocaína da América Latina com destino final aos países da Europa, transporte que é feito de forma marítima ou aérea. De acordo com Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a região africana também possui laboratórios que fabricam estimulantes de anfetamina, sendo que nos últimos anos foi registrado aumento do uso de entorpecentes em toda a África.
*Com informações das agências Reuters e EFE.