O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) tem realizado um importante trabalho de resgate, buscas e apoio em todo o Estado do Paraná durante a Operação Verão, iniciada no dia 21 de dezembro. Desde o início deste ano até o dia 3 de março, os dados divulgados pelo Batalhão apontam que já foram realizados 87 voos pela vida na base leste, sendo 23 resgates aeromédicos, 61 remoções aeromédicas e três transportes de órgãos.
O total de horas voadas também impressiona. Já foram contabilizadas 166 horas na base leste e o total de 413h e 11 min em todo o Paraná, somando as bases leste, norte, campos gerais e aquelas ações que integram a Operação Verão.
MISSÕES POLÍCIA MILITAR
Na base leste, que contempla o litoral paranaense, relacionado às missões da PM com o BPMOA, foi registrado um apoio aéreo em operações programadas, sete atendimentos de acompanhamento tático a veículos, duas buscas a suspeitos ou fugitivos da polícia, um atendimento a fuga ou rebelião em estabelecimento prisional, um auxílio a roubo, um em confronto armado e um a veículo recuperado.
Entre as missões, ainda foram incluídas no levantamento, três atendimentos na plataforma de observação policial, um radiopatrulhamento urbano, cinco transportes de autoridades e um transporte de tropa policial. Totalizando, desta forma, 26 atendimentos na base leste.
MISSÕES DOS BOMBEIROS
As equipes formadas por bombeiros militares somaram, desde o início do ano, quatro buscas aquáticas e um salvamento terrestre na base leste do Estado.
VÍTIMAS ATENDIDAS
Na base leste, o BPMOA atendeu 83 vítimas.
A aeronave Falcão 4 esteve também em operação em Brumadinho, município mineiro devastado pelo rompimento de uma barragem. Nesta missão, em específico, foram 39h e 37min de trabalho, durante 14 dias de operação, transportando 98 pessoas e ajudando a localizar sete corpos de pessoas que foram vítimas da tragédia.
Fotos: divulgação.