Dando continuidade à capacitação dos bombeiros da equipe da Força-Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD) do litoral do Paraná, nesta semana foi concluído o segundo módulo de treinamento do programa. Com foco na atualização de conhecimentos em Salvamento em Águas Rápidas (SARp), que consiste nas técnicas de busca e resgate em áreas de rios, cachoeiras e enxurradas, as aulas ocorreram no Rio Capivari, em Antonina, e no Rio Ribeira do Iguape, em Cerro Azul, Paraná. A ênfase dada ao curso foi na prática de técnicas envolvendo embarcações infláveis, aproveitando a recente chegada de dois botes novos do tipo “rafting” e um em formato catamarã, para a unidade. Como estão cada vez mais frequente as chuvas torrenciais que causam alagamentos e enxurradas nas cidades, o Corpo de Bombeiros tem se preocupado em estar preparado no atendimento destas ocorrências. Para tanto, a equipe que já possuía capacitação básica de SARp, agora está preparada para atuar em operações mais complexas, empenhando todos os recursos disponíveis, tanto na área litorânea, quanto em outras localidades que necessitem, de acordo com a demanda do Comando Estadual da Corporação.
REDUÇÃO DE ACIDENTES
Outra preocupação visa à redução dos acidentes envolvendo Bombeiros nas ocorrências de alagamento ou enxurradas, sendo que para isso foram relembradas, durante o treinamento, várias técnicas de salvamento e a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual, visando sempre à preservação da vida da vítima e do bombeiro.
O tema de salvamento em águas rápidas é relativamente novo no Estado e começou a ganhar ênfase a partir de 2012. O treinamento para os bombeiros é muito importante, pois necessitam sempre estar bem preparados para atender ocorrências diversas em seu turno de serviço, podendo ser situações de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamentos, além de atividades de Defesa Civil, entre outras. Por este motivo, entendemos que o treinamento não pode parar e deve ser constantemente aperfeiçoado com técnicas novas e com aquisição de equipamentos adequados.
Outra preocupação visa à redução dos acidentes envolvendo Bombeiros nas ocorrências de alagamento ou enxurradas
FORÇA-TAREFA DE RESPOSTA A DESASTRES
O regime estadual FTRD, instaurado em julho do ano corrente, por força do Decreto Estadual n.º 7337, consiste na reunião, organização e direcionamento de recursos materiais e humanos suplementares para fazer frente aos incidentes que extrapolem a capacidade de resposta de instituições locais nos mais diversos pontos do Estado. Em um primeiro momento, foram adquiridos pelo Estado os equipamentos utilizados durante as práticas, os quais totalizam 17 kits espalhados por todas as unidades de Bombeiros do Paraná, incluindo roupas, viaturas, barcos e outros.
FONTE: Comunicação Social do 8.º GB
Fotos: Corpo de Bombeiros