Na última semana, o Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) da Polícia Militar do Paraná, que irá atuar na Operação Verão 2017/2018, realizou amplo treinamento na Academia Policial Militar do Guatupê em São José dos Pinhais. O objetivo, segundo a PM, foi capacitar de forma intensificada os profissionais de saúde que irão compor as tripulações em todo o litoral para os resgates e atuação de emergência durante a temporada de verão.
Segundo a assessoria do Batalhão, foram capacitados profissionais médicos, enfermeiros e profissionais da saúde que atuarão nos helicópteros que irão estar presentes em todo o litoral durante a Operação Verão. Todos os profissionais passaram por treinamento completo, teórico e prático, para nivelamento e atualização profissional, com ênfase principal no resgate de afogados.
"Este é o nosso compromisso com a sua vida e segurança. Contem sempre conosco", informa a assessoria aos turistas e moradores na região.
O objetivo foi realizar profissionalização na área aeromédica. Além da Academia do Guatupê, a PM utilizou o Aeroporto do Bacacheri como centro de treinamentos. Segundo a assessoria, com o curso ministrado, todos os profissionais foram credenciados para atuar com helicóptero não só na Operação Verão, como também na vida profissional.
BATALHÃO NA OPERAÇÃO VERÃO
Segundo informações da PM, na Operação Verão Paraná 2016/17, o BPMOA transportou um total de 77 vítimas em suas aeronaves, abrangendo missões de resgate, salvamentos aquáticos e terrestres em parceira com o Corpo de Bombeiros, bem como nas remoções aeromédicas. Ainda de acordo com as autoridades, foram feitas na última temporada 142 missões com helicópteros e aviões para garantir a segurança no verão.
Foto: Dr. João Cláudio Campos Pereira