Cidadãos devem tomar algumas medidas em vias públicas e sempre acionar a PM via 190 em qualquer ocorrência de crime
Nas últimas semanas, ocorrências de roubos e furtos em vias públicas de Paranaguá vêm chamando a atenção da população local. Um dos casos que mais repercutiu foi o assalto ocorrido no domingo, 6, na Rua Princesa Isabel, no Centro de Paranaguá, quando duas mulheres com mais de 60 anos foram vítimas do golpe conhecido como “cavalo louco”. Dois adolescentes, em ação rápida, puxaram as bolsas que elas carregavam e saíram correndo em fuga com dois celulares, cartões bancários e outros pertences das vítimas.
O 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (9.º BPM/PMPR) está atuando constantemente contra a criminalidade, bem como investigando os casos de furtos e roubos que ocorrem em Paranaguá, focando na prisão dos criminosos. Além disso, a PM dá dicas importantes para que os cidadãos não sejam vítimas de ações criminosas em vias públicas, destacando a importância de não reagir, acionar sempre a PM via 190 e registrar o Boletim de Ocorrência (BO).
De acordo com a Comunicação Social do 9.º BPM, quando o cidadão vai para as ruas se faz necessário ter uma constante atenção, pois nesta hora ele acaba se tornando mais vulnerável. “O cidadão deve sempre andar atento com o que acontece ao seu redor, principalmente em locais ermos. Quando precisar ir a bancos ou levar bens de valores, procurar estar sempre na companhia de uma pessoa de confiança. Jamais andar com pertences muito à mostra. Evitar abrir bolsas ou carteiras em locais de aglomeração de pessoas, como pontos de ônibus, por exemplo”, afirma a assessoria.
Segundo a PM, as vítimas muitas vezes são escolhidas pelos bens que elas carregam. “Por isso, evite portar joias ou bens de valor quando sair sozinho. Adolescentes com celulares nas mãos, relógios, tênis de marca são alvos fáceis”, explica.
ITENS PREFERIDOS DOS CRIMINOSOS
De acordo com o 9.º BPM, celulares são alvos fáceis para delinquentes, sendo que as pessoas devem evitar andar com este tipo de aparelho nas mãos, bem como em bolsos aparentes. “Muitas vítimas estão distraídas com o objeto sem prestar atenção ao redor, facilitando assim as ações dos assaltantes. Bolsas também são muito visadas por criminosos, sendo assim, quando sair, utilize bolsas na parte da frente do corpo”, completa.
Em caso de ocorrência delituosa, vítima não deve reagir, garantindo sua integridade física, acionando a PM via 190 e registrando BO (Foto: Divulgação)
Ainda de acordo com a assessoria, a vítima jamais deve reagir quando abordada por delinquentes. “Entregue o que lhe pedirem para que possam ir embora logo. Isso aumenta muito a possibilidade de integridade física da vítima nesses momentos. E sempre acione a Polícia Militar pelo telefone 190, a fim de evitar a impunidade e novas ações dos delinquentes”, detalha, ressaltando a importância do registro de Boletim de Ocorrência (BO).
ATUAÇÃO DA PM EM PARANAGUÁ
De acordo com o 9.º Batalhão, a PM atua continuamente com auxílio no levantamento de dados e estatística, viabilizando pontos-bases e intensificação de patrulhamentos, com abordagens das autoridades nos locais que contêm os maiores índices de ocorrência, o que inibe ações delituosas em Paranaguá. “Medidas básicas de prevenção que reduzem ou eliminam oportunidades para a ação de delinquentes, junto com ações que a Polícia Militar do Paraná tem implementado, podem melhorar cada vez mais a segurança pública para todos, pois uma segurança efetiva não depende apenas das ações policiais, mas da união e participação de toda a sociedade”, complementa.
“É importante destacar que estas medidas são de fácil execução e não exigem gastos, pois a maioria envolve apenas mudança de atitude. Vale lembrar que, para uma segurança efetiva, a prevenção é o melhor caminho”, finaliza o 9.º BPM.