conecte-se conosco

Festa de Nossa Senhora do Rocio

Santuário recebeu obras para a 204ª Festa da Padroeira

Nova pintura tem uma simbologia especial, na qual busca que o Santuário do Rocio volte a “brilhar” no coração do devoto

Publicado

em

O Santuário de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá teve concluída a 1.ª etapa da revitalização para os festejos da 204.ª Festa em louvor à Padroeira do Paraná, iniciados no dia 4 de novembro. Nesta fase, foram realizadas intervenções de restauro, pintura e limpeza de telhados e paredes.

O reitor do santuário, padre Joaquim Parron, destaca que a intenção foi deixar o prédio histórico com características semelhantes às originais como forma de incentivo à cultura e à história.

“Sempre tive o sonho de que a cor do telhado do templo fizesse parte da estética da própria igreja, e isso vem desde quando estive aqui pela primeira vez. Eu ficava olhando as fotos antigas e percebia que as telhas eram feitas de barro, e na reunião em que contratamos o arquiteto Luiz Marcelo pedimos para que ele fizesse um projeto de recuperação de como era o Santuário por volta do ano de 1920 a 1922, quando foi inaugurado. Dentro disto, ele fez uma pesquisa com fotos antigas em preto e branco, porque não havia foto colorida naquela época, mas com desenhos antigos que retratavam a cor, e depois perfurando as paredes para ver lá dentro qual era a cor original, pôde chegar, através de pesquisa, às cores, que hoje pintamos o santuário e ficou lindo”, destacou padre Parron, fazendo um pedido especial no tocante ao telhado. “Ainda quando estava fechando o projeto eu disse: ‘meu sonho era trocar o telhado’, e ele perguntou por quê? Porque eu queria a cor original que era telha de barro e ele me pediu mais uma semana. Ele trouxe esse processo de recuperação do telhado, como ele está hoje, parecido um pouco com a cor de telha de barro. O interessante que depois ele me falou assim: ‘Padre, quando você inaugurar e estiver toda essa pintura pronta, vai perceber que essa igreja vai ser como uma estrela brilhando na região do Rocio’, e se for um dia de sol e tirar uma foto de cima para baixo, com a cor que está hoje, ficará de fato brilhando nessa região do Rocio”, completou. 

 


Irmão Jorge Tarachuque e padre Parron junto à pintura da igreja como era em 1920

 

O reitor diz que esta simbologia busca o resgate.

“Queremos que o Rocio volte novamente a brilhar no contexto de Paranaguá e no contexto do Paraná. A cor, o telhado, tudo é uma maneira simbólica, mas que representa que Nossa Senhora do Rocio quer brilhar no coração de todo o parnanguara, de todo o paranaense, já que ela é a padroeira do Estado do Paraná”, comenta.

ETAPAS DA REVITALIZAÇÃO

Padre Parron explica que essa restauração faz parte da primeira etapa da revitalização do Santuário do Rocio. “Esta reforma que foi realizada nas paredes, depois a pintura e também tivemos a recuperação do telhado, pois foram recuperadas algumas partes que estavam com goteiras, tudo isso faz parte da primeira etapa da revitalização do Santuário do Rocio. A segunda vai ser a parte interna, onde queremos trocar toda a viga, toda aquela parte interna que já tem um tempo. Já temos o engenheiro contratado que está fazendo todo o projeto. Na sequência, vamos partir para a terceira etapa, que será a região externa, e a quarta etapa serão as ruas de acesso, onde aí estamos em contato com a prefeitura. O governo municipal tem se demostrado muito aberto com o Santuário do Rocio e com todo o bairro do Rocio, para que as vias de acesso sejam recuperadas. Creio que dentro de pouco tempo vamos ter um santuário e o bairro do Rocio muito bem recuperados, que vão se tornar uma atração para Paranaguá e, com certeza, turistas serão atraídos para conhecer melhor essa beleza que é o Santuário do Rocio e o seu entorno”, finaliza o reitor.

 

 

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress