conecte-se conosco

Festa de Nossa Senhora do Rocio

Prefeito Marcelo Roque destaca a importância do Santuário do Rocio como polo de turismo religioso

A festividade consta na relação das maiores festas religiosas do País

Publicado

em

O turismo religioso é um dos mais antigos e continua sendo um dos mais promissores no mundo, e não seria diferente na cidade de Paranaguá, que sedia em seu território o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, sendo o Paraná o único Estado brasileiro a possuir uma padroeira reconhecida oficialmente pelo Vaticano. 

Nossa Senhora do Rosário do Rocio, foi reconhecida através do decreto 768 de 1977, no papado de Paulo VI, quando foi assinada a declaração e o título aceito pelo então governador, Jaime Canet Júnior. Além disso, em 2014, a festa foi incluída, através de lei, no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná e consta na relação das maiores festas religiosas do País. 

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destaca a importância do Santuário do Rocio como polo do turismo religioso. “A Festa de Nossa Senhora do Rocio movimenta a economia da cidade e a prefeitura não mede esforços para colaborar com a realização do evento por sua relevância para Paranaguá”, destaca Marcelo Roque, relembrando a parceria do município com a Mitra Diocesana de Paranaguá, para construção da Praça da Fé, sendo a primeira grande construção visando a transformar o local em um polo de turismo. “A devoção do meu saudoso pai o levou a trabalhar em conjunto com o então bispo de Paranaguá, dom Alfredo Novak, que em conversa entre eles saiu a construção da Praça da Fé, no Santuário do Rocio. Quem conhecia o local sabe que ali era mar, e foi feito um espaço maravilhoso. E como governante e gestor sinto-me na obrigação e tenho como meta terminar o Mega Rocio, um projeto grandioso deixado de lado por gestões anteriores, e nós vamos terminar aquela obra e entregá-la para que o espaço possa ser utilizado para o acolhimento dos romeiros e turistas que visitam o Santuário do Rocio”,  destaca o prefeito, enfatizando que também buscará realizar a revitalização do entorno.

“Toda a área do entorno do Santuário está nos nossos planos de revitalização da região”, enfatiza.

 


“A Festa de Nossa Senhora do Rocio movimenta a economia da cidade e a prefeitura não mede esforços para colaborar com a realização do evento”, diz Marcelo Roque

 

Dentre os vários nichos de turismo existentes, o religioso é o que mais cresce no País, segundo dados do Ministério do Turismo. 

“Essas melhorias impactam muito para o município. Temos visto em outras cidades, como, por exemplo,  Aparecida do Norte, o alto número de fiéis que anualmente participam das festividades, e aqui não é diferente. Seja a devoção católica, como é aqui no Santuário do Rocio, ou evangélica, como tivemos o Congresso de Missões, realizado em outubro pela Assembleia de Deus, e cada um em sua religião, pois o Deus é um só para todos, cada um com sua fé e sua crença, e a soma de tudo isso quem ganha é a população de Paranaguá, que tem Deus em seus corações”, enfatiza o prefeito. 
 

Publicidade










plugins premium WordPress