conecte-se conosco

Religiosidade

15.ª Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio acontece no domingo

Centenas de fiéis e diversas embarcações participam da procissão marítima

Publicado

em

Concentração para embarque será no píer em frente ao Aquário a partir das 7h30

A identificação dos parnanguaras e paranaenses com o rio Itiberê,  a baía de Paranaguá e a fé em Nossa Senhora do Rocio são dois fatores somados que serão celebrados na 15.ª Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio, que acontece no domingo, 11, e está inclusa tradicionalmente na programação da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio de 2018. Segundo a assessoria do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a saída está marcada para as 10h, na Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), com duração prevista por 30 a 40 minutos e chegada no Santuário com calorosa recepção de fiéis.

O itinerário previsto é de saída da CPPR, passagem pelo rio Itiberê e em frente ao Porto de Paranaguá e se completa no píer do Santuário do Rocio com a “Bênção dos Navegantes”. Em seguida, a imagem da santa é recebida na igreja por fiéis. 

Nossa Senhora do Rocio deve ser recebida por volta das 10h30 por fiéis no píer do Santuário

“É um ato de fé, devoção e também da valorização do nosso litoral. Esta procissão lembra o achado de Nossa Senhora do Rocio nas águas de Paranaguá”, explica a assessoria do Santuário. De acordo com a organização, durante todo o itinerário marítimo haverá apoio da Capitania dos Portos, bem como da Prefeitura de Paranaguá e da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), através da Guarda Civil Municipal (GCM) e Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran). 

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio convida todos os fiéis a prestigiar a procissão marítima, que já é tradicional e alia a beleza da festividade religiosa aos atrativos turísticos e naturais de Paranaguá, com participação de centenas de fiéis e diversas embarcações. “A manifestação da fé em Nossa Senhora do Rocio ocorre de vários modos, uma delas é a participação dos fiéis nesta procissão que está em sua 15.ª edição”, finaliza o Santuário. 
 

Continuar lendo
Publicidade