conecte-se conosco

Festa de Nossa Senhora do Rocio

14.ª Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio reuniu milhares de fiéis

Procissão expressa a devoção do povo paranaense à Virgem do Rocio

Publicado

em

Milhares de fiéis de Nossa Senhora do Rosário do Rocio participaram, na manhã de domingo, 12, da 14.ª Procissão Marítima em Louvor à Mãe do Rocio.

 

 

As embarcações partiram do Rio Itiberê às 10 horas, acompanhando a lancha “Albacora”, da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), que conduziu a imagem da Padroeira.

O trajeto foi realizado pela baía de Paranaguá, contornando a cidade, passando por pontos importantes, como os casarios da Rua da Praia e o Porto, sendo a chegada no píer, em frente ao Santuário, onde centenas de fiéis já estavam aguardando para aclamarem a Mãe do Rocio. Para quem chegava de barco ao Rocio foi possível avistar o Santuário revitalizado, brilhando como uma “estrela”, com a nova pintura.  

O reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, missionário redentorista padre Joaquim Parron, enfatizou que a procissão marítima expressa a devoção do homem do mar à Mãe do Rocio.

“Tivemos uma procissão maravilhosa, expressando a devoção do povo paranaense. A procissão marítima é também para o homem do mar, que trabalha em muitas embarcações comerciais e de passageiros, e a procissão tem o sentido de pedir proteção de Nossa Senhora do Rocio a todos que atravessam e trabalham no mar”, enfatizou o reitor.

O prefeito Marcelo Roque, acompanhado da primeira-dama Amanda Roque, participou da procissão marítima.

“Parabenizamos o Santuário do Rocio pela excelente organização da Festa, pois está tudo impecável. Os turistas e romeiros estão sentindo a diferença de um ano para o outro, e isso é importante para o Santuário bem como para a cidade de Paranaguá, e a procissão marítima com dezena de embarcações, cada uma carregando pessoas demonstrando sua fé e devoção a Nossa Senhora do Rocio. O tempo também colaborou com um sol maravilhoso, dando um colorido especial à baía de Paranaguá”, destacou Marcelo Roque.   

 


Prefeito Marcelo Roque com a primeira-dama Amanda, vice-prefeito, Arnaldo Maranhão, com o reitor Joaquim Parron e irmão Jorge

 

O vice-prefeito e secretário de Obras, Arnaldo Maranhão, destacou o evento como um momento de emoção e comoção dos devotos.

"Tivemos um domingo lindo, especial, um momento de reconhecer a força de Deus em nossas vidas. Portanto, devemos parabenizar os padres do Rocio, Padre Parron, toda comunidade do Rocio e equipes, o capitão dos portos, Germano, e de modo especial parabenizar a Folha do Litoral News que faz uma parceria de forma inédita e promissora, divulgando de forma positiva Paranaguá e o Santuário do Rocio”, enfatizou Maranhão.

 

DEVOTOS

Dentre os participantes nas embarcações, a devoção à Padroeira do Paraná foi o destaque, conforme conta Lucia Ivo de Andrade, moradora no Conjunto Cominese.

“Sou devota de Nossa Senhora do Rocio, já tive graças alcançadas e pedir saúde, pois tendo saúde, as outras coisas corremos atrás. É muito emocionante poder acompanhar a imagem pela baía de Paranaguá”, destaca.

Paulo Pinheiro, morador na Vila São Vicente, disse que é um momento de agradecimento. “Temos a nossa devoção, pedimos ajuda e somos atendidos e nesta época é o momento de agradecer, e não devemos falhar. Se tomos seguissem este lado, teríamos menos problemas”, disse Pinheiro.

Segundo Sonia Maria Belobram, moradora no Jardim Ouro Fino, uma enorme emoção toma conta ao participar da procissão.

“Não sei expressar o tamanho do sentimento, é uma enorme emoção poder participar da Procissão Marítima, e isso iniciou com um pedido que minha filha não ficava grávida, fiz o pedido a Nossa Senhora do Rocio e prometi que enquanto puder estaria participando, e meu neto já está com quatro anos. Conseguimos esta graça”, destacou Sonia.

Tiago Santos Lima, morador no Parque São João, relatou ser um momento especial.

“É um momento de agradecer às graças recebidas e pedir bênção para nossa família e para todos nós. É especial poder estar participando, é muito emocionante”, destacou Lima. 

A procissão encerrou com uma grandiosa missa, no Santuário do Rocio, que foi dedicada à Padroeira do Paraná e ao homem do mar.

 

 


 

CONFIRA AS FOTOS NA GALERIA

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress