conecte-se conosco

Política

Vereador mais jovem eleito pretende lutar pelos animais e meio ambiente

Thiago Kutz acredita na importância da participação popular dentro e fora da Casa de Leis

Publicado

em

Thiago Kutz de Oliveira, de 27 anos, solteiro, nasceu em Curitiba, mas foi criado em Paranaguá. É técnico em Mecânica formado pelo Instituto Federal do Paraná e cursando Gestão Pública para, conforme ele, melhor desempenhar o cargo de vereador. Atualmente, trabalha como autônomo na área de Técnica em Informática. Confira a entrevista exclusiva com o vereador eleito com 1.150 votos.

 

Folha do Litoral News: Como surgiu a ideia de se candidatar a vereador? Já havia se candidatado anteriormente?

Thiago Kutz: A candidatura não foi um desejo, na realidade foi uma consequência. Ao longo de vários anos atuando na proteção animal e ambiental notamos que estávamos, digamos, de mãos atadas. Nosso trabalho já havia atingido todo o potencial disponível, mas isso não era suficiente para acabar de uma vez por todas com o abandono de animais e o desrespeito pelo meio ambiente. Foi a partir desse momento que vimos a política como uma ferramenta para criar políticas públicas voltadas à proteção animal e ambiental. Dessa forma, esperamos atingir o objetivo de uma sociedade que respeita os animais e o meio ambiente para o desenvolvimento sustentável de Paranaguá e com mais qualidade de vida para nós que vivemos aqui. Como gosto de dizer: nós somos de onde estamos. Paranaguá me adotou e sou muito grato por viver aqui. Essa eleição foi minha primeira experiência como candidato e logo de primeira se concretizou em um mandato.

 

Folha do Litoral News: Em breve você assume como vereador, qual seu recado à população?

Thiago Kutz: Quero estar à disposição para atender a população e auxiliar na resolução das demandas sociais. Irei exercer uma política nova e inclusiva para o bem coletivo. Para isso quero incentivar a participação popular na política, dentro da Câmara e fora dela também. Acredito que o papel do cidadão na política não termina com o voto na urna, a população precisa participar, cobrar e fiscalizar para que as melhores práticas de gestão sejam adotadas no Legislativo e no Executivo.

 

Folha do Litoral News: Onde você acompanhou a apuração dos votos e como foi a comemoração?

Thiago Kutz: Como eu disse anteriormente, minha candidatura ocorreu como consequência de um trabalho que desenvolvo de forma voluntária com outras pessoas. Toda a campanha também foi feita de forma voluntária, sem investimentos financeiros. Como os voluntários da ONG Amigos Protetores são muito unidos e desde o início acreditamos neste projeto (a campanha eleitoral), nos reunimos em frente ao Fórum Eleitoral de Paranaguá para acompanhar os resultados, inclusive estávamos preparados para caso eu não fosse eleito. Estávamos até certo ponto calmos devido à certeza de termos, mais uma vez, feito um bom trabalho. Eu estava acompanhando pelo celular, através do aplicativo da Justiça Eleitoral, mas próximo a nós havia um carro com som ligado e sintonizado em uma rádio que também estava transmitindo a apuração. Quando fomos ganhando boas posições como 27.º lugar, 12.º lugar, 8.º lugar, a euforia começou a tomar conta de todos nós. Logo na sequência, saiu o resultado definitivo e estávamos eleitos. Gosto de falar no plural, pois esse resultado e todo o trabalho até chegar nele, foi fruto da união de pessoas ótimas e engajadas com causas sociais em nossa cidade. 

 

Folha do Litoral News: Como foi a emoção de saber que foi eleito vereador?

Thiago Kutz: Confesso que no primeiro momento não acreditei, embora estivesse esperando por isso, pois, no final das contas, eu era candidato e queria muito poder representar a população da nossa cidade. Quando saiu o resultado definitivo eu atualizei várias vezes o aplicativo de celular para confirmar se não havia mudado o resultado. Nos primeiros dias após o resultado eu repeti isso mais algumas vezes. Ao mesmo tempo fui invadido por uma grande felicidade em saber que agora poderia representar as causas pelas quais tanto lutamos e nos dedicamos. 

 

 

Folha do Litoral News: Umas de suas bandeiras é o cuidado com os animais. Fale um pouco sobre seus projetos nessa área.

Thiago Kutz: Eu acredito que o fato de, em 2017, termos 19 vereadores é devido à necessidade de representatividade que a sociedade tem dentro da política. Hoje podemos afirmar que em 2017 teremos representantes, na Câmara Municipal de Paranaguá, da saúde, educação, segurança, cultura e demais áreas importantes para a sociedade, neste cenário quero estar representando a proteção animal e ambiental, mas é lógico que irei me envolver e buscar as melhores alternativas para todas as áreas importantes para a nossa cidade, não apenas para animais e meio ambiente. Quando cada um faz o seu papel, faz aquilo que pode para contribuir de forma positiva seja na Câmara, em casa, na escola ou qualquer outro lugar, conseguimos fazer mais e desta forma iremos construir um futuro melhor para todos nós.

Publicidade


Em alta