conecte-se conosco

Política

Fórum Eleitoral recebe material de apoio para mesários

Cartilha contém informações de como lidar com a identificação biométrica dos eleitores

Publicado

em

Ao passo que o período de eleições se aproxima, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o País começam a se preparar para o processo. O Fórum Eleitoral de Paranaguá recebeu, na última semana, um material que servirá de apoio aos mesários para esclarecimento de dúvidas. O Manual do Mesário de 2016 será utilizado durante o treinamento em setembro e traz informações pertinentes quanto à principal mudança destas eleições: a biometria.

No dia da votação, haverá quatro tentativas para os eleitores com os dois indicadores e os dois polegares para reconhecimento através da biometria. Ao todo, serão necessários 1.204 mesários para compor as seções de votação em todo o município, inclusive nas ilhas. Será de responsabilidade dessas pessoas a gestão das suas seções eleitorais, conduzindo o reconhecimento biométrico de acordo com o que está descrito no Manual do Mesário.

O analista judiciário do TRE de Paranaguá, Marcos Nicola, informou que foram recebidas 1.328 cartilhas. Nicola salientou que o material não substitui o treinamento que será realizado de 1.º a 13 de setembro no Fórum Eleitoral de Paranaguá aos convocados para composição da mesa nas seções eleitorais.

Com a biometria, novas questões podem surgir no momento da votação e será válida uma consulta ao manual. “Os mesários poderão consultar quais os novos critérios da biometria que serão usados e quais os que já foram adotados em outras cidades. Há explicações sobre o número de tentativas, o que fazer em situações quando não consta o nome da pessoa, se possui dados biométricos, são problemas que podem surgir no dia da eleição. Todas essas dúvidas serão tiradas no dia do treinamento e, consequentemente, por meio do material de apoio”, disse Marcos.

Uma das novidades deste ano, evidenciada no Manual, é a disponibilidade do Boletim de Urna com QR Code. O código impresso no boletim poderá ser decodificado por aparelhos celulares que tenham câmera fotográfica e aplicativo para leitura do QR Code. Com isso, será possível acompanhar os dados de apuração de cada seção eleitoral presentes nos boletins de urna. Não só os mesários, mas qualquer eleitor poderá comparar esses dados com o boletim eletrônico disponibilizado no site do TSE.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress