conecte-se conosco

Política

Diplomação dos candidatos eleitos acontece na sexta-feira

Juiz eleitoral explica como ocorre a solenidade que marca o fim do processo eleitoral

Publicado

em

A solenidade de diplomação do prefeito, vice e vereadores eleitos em Paranaguá, nas eleições de outubro, acontece na sexta-feira, 2, no Teatro Rachel Costa, a partir das 19h30. Na ocasião, será realizada a entrega do diploma pela junta eleitoral que apurou os votos. Toda população está convidada a participar e acompanhar o ato que marca o fim do processo eleitoral.

O juiz da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Dr. Walter Ligeiri Júnior, explicou em que consiste a diplomação e o seu papel dentro do processo eleitoral. “A diplomação não é uma festa como as pessoas pensam, mas o último ato de todo processo eleitoral, o qual tem início ao menos seis meses antes da eleição, porque os candidatos têm que estar filiados a um partido, há uma convenção partidária, formam-se as coligações, existe o registro de candidatura, a eleição em si, a prestação de contas e a diplomação que encerra”, disse.

A solenidade é um ato judicial que comprova que o processo eleitoral ocorreu de forma democrática e dentro da lei. “A diplomação é o ato judicial que atesta que nós tivemos eleições válidas, que tudo ocorreu dentro da legalidade e normalidade, que a nossa eleição foi democrática e obedeceu a todas as fases e agora podemos dizer que tais pessoas foram eleitas e estão aptas a cumprir o mandato”, enfatizou Dr. Walter. “Já julgamos todas as contas dos que foram eleitos e todas foram aprovadas, caso contrário não poderia haver a diplomação”, completou.

 

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

A solenidade é aberta ao público e todos que tiverem interesse de conhecer como é realizado o processo ou acompanhar a diplomação podem comparecer ao Teatro. “Sabemos que o espaço é pequeno, mas é hora da população participar mais ativamente não só em processo eleitoral, mas todos que regem o município”, frisou o juiz.

Na visão do juiz eleitoral, o que falta é a população acompanhar os mandatos. “A população precisa acompanhar e cobrar, pois o que não podemos dar é folga ao governante. Todos os candidatos lutaram para ser prefeito e vereador e, agora, se nós não exercermos uma vigilância e uma cobrança constante, fica como está”, salientou Dr. Walter.

Desta forma, a Justiça Eleitoral convida toda a população para a solenidade, que contará também com a presença de várias autoridades convidadas.

Publicidade






Em alta