conecte-se conosco

Política

‘Codinorp Educação’ completa 100 dias e lança plano regional no Norte do Paraná

Secretaria Regional, vinculada a consórcio de municípios, elaborou ações que já começam a ser aplicadas nas escolas públicas

Publicado

em

A padronização da gestão e da política pedagógica de escolas públicas municipais é o grande desafio de algumas prefeituras paranaenses que resolveram fazer o dever de casa de uma forma diferente.

A proposta é elaborar um “trabalho em grupo”, e a luta é grande para atingir os objetivos das dez cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná, o “Codinorp”, que neste dia 12 de abril estará marcando a passagem dos cem primeiros dias da implantação do “Codinorp Educação”, a inédita Secretaria Regional de Educação.

Nestes três meses muita coisa já foi feita, como a “1ª Semana Pedagógica Regional” realizada na cidade de Florestópolis. O evento reuniu personalidades da educação no Brasil e todos os professores das redes municipais da região para debater a problemática do ensino público. Foi um marco para o início do ano letivo. O Codinorp Educação auxiliou ainda secretarias municipais nas pendências perante o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e montou um Plano Regional de Educação, que está começando a ser aplicado.

Neste Plano, o Codinorp Educação formatou quatro importantes ações a serem realizadas: 1 – Oferta de formação continuada aos professores, com um curso de 160 horas por ano. 2 – Estruturação do currículo regional levando em conta a nova Base Nacional Comum Curricular. 3 – Estudo para a introdução do moderno sistema estruturado (apostilas) de ensino em todas as escolas, através do formato conhecido como “Contrato de Impacto Social”, o “CIS”, através do qual o fornecedor será corresponsável pelos resultados auferidos no desempenho dos alunos. 4 – Estudo para a implantação de tecnologia educacional nas unidades de ensino dos nove municípios.

“O nosso principal objetivo é obtermos ganhos em escala, tanto quantitativos quanto qualitativos”, destaca o secretário regional de educação, Amauri Monge Fernandes. “Estamos implementando e propondo uma gestão inovadora das finanças educacionais de maneira padronizada, de forma que tenhamos reflexos positivos na gestão das escolas e principalmente na oferta de uma educação de maior qualidade para os nossos alunos”.

O QUE É

O “Codinorp Educação” foi fruto de debates importantes envolvendo interesses comuns das prefeituras e das secretarias municipais de Educação das cidades de Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira, que fazem parte do consórcio. A proposta partiu do deputado federal Alex Canziani (PTB):

“Tivemos a ideia porque carregamos a bandeira da Educação no Congresso e vimos o quão importante são as cidades se unirem em torno do desenvolvimento do ensino”, explica ele, que preside a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. A sede da secretaria é em Jaguapitã, a 70 quilômetros de Londrina.

NÚMEROS

O Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná congrega 90 mil habitantes e tem, no âmbito de sua região, 47 unidades escolares da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (até o 5º ano). De acordo com a Secretaria Regional de Educação, são 7.500 alunos (até 11 anos) para 700 professores e 200 servidores, já incluindo os números de Bela Vista do Paraíso, que ingressou no grupo recentemente.

Segundo Amauri Fernandes, 55% dos alunos são do Fundamental I, outros 24% estão na pré-escola e 21% são dos centros de educação infantil (creches).

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress