conecte-se conosco

Polícia

Polícias Civil e Militar têm funções diferentes

Confira as distinções dos dois órgãos de segurança

Publicado

em

As polícias Militar e Civil têm serviços distintos. Cada uma tem seu papel diante das situações que envolvem segurança pública. O delegado operacional da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Nilson Diniz, explicou que a função principal da Polícia Militar é a prevenção penal. “A Polícia Militar, por meio do patrulhamento ostensivo, evita que o crime ocorra”, informou. Ele destacou que a partir do momento em que o crime ocorre, entra a Polícia Civil com a atribuição para reprimir a infração penal, ou seja, por meio de um inquérito policial, apurar a autoria e materialidade daquela infração penal.

Diniz frisou que a responsabilização do autor do crime com sua captura por meio de uma prisão cautelar e a colocação desse indivíduo à disposição da Justiça é toda formalizada pela Polícia Civil. “A Polícia Militar também exerce a função de Polícia Judiciária apenas em relação aos inquéritos militares, aos crimes militares que são apurados por aquele órgão. Os crimes cometidos contra civil ou em face de civil são de atribuição da Polícia Civil e são apurados por meio de um inquérito policial”, ressaltou.

 


Delegado Diniz explica que a Polícia Militar por meio do patrulhamento ostensivo visa a evitar que o crime ocorra

 

PRISÃO EM FLAGRANTE

Com relação a uma situação ocorrida no momento, por exemplo, um roubo em via pública, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 190 da Polícia Militar para que a viatura mais próxima possa tentar realizar a prisão do acusado ainda em flagrante e encaminhá-lo à delegacia. “Passando esse primeiro momento, normalmente a Polícia Militar faz a confecção do Boletim de Ocorrência e encaminha via sistema para a Polícia Civil, pois quem investiga o cometimento de crime para apurar quem é o autor é a Polícia Civil”, informou.

O delegado também orientou que, no caso de a pessoa ter o celular roubado, por exemplo, e não estar na situação atual, isto é, o roubo ocorreu há algum tempo, é preciso comparecer à Polícia Civil onde será realizada a confecção do Registro de Ocorrência e, em seguida, iniciada a investigação para apuração de quem foi o autor do crime. “Aquela flagrância atual, o crime está sendo cometido e precisa de uma intervenção imediata para que se faça cessar a ação criminosa, é importante que se comunique a Polícia Militar porque ela já possui um efetivo de policiais na rua justamente para realizar aquela prevenção penal”, aconselhou. “Se a pessoa optar por realizar essa ligação para a Polícia Civil, ela não ficará sem atendimento. A Polícia Civil também conta com um grupo de diligências especiais, tem um grupo ostensivo para intervenção em situações de alto risco. A Polícia Civil também presta o serviço, contudo a função principal é reprimir o crime, ou seja, agir após o seu cometimento, apurar quem foi o autor do crime”, frisou.  

 

Foto de capa: AEN

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress