Desde o dia 17 de julho, o primeiro tenente Alexander Paixão Lopes de Souza comanda a Polícia Militar em Guaratuba. O oficial conta com 21 anos de carreira e experiências em grupos táticos de Foz do Iguaçu e de Curitiba, além de atividades na Inteligência da corporação, chefiava o setor de planejamento do Batalhão do Litoral e agora substitui a segunda tenente Bianca Cristine Cazura da Silva. Nesta entrevista, o oficial explanou como fará a direção dos serviços da Polícia Militar no município.
Folha do Litoral News: O senhor assumiu o pelotão e iniciou reformas estruturais nos prédios do quartel. Por quê?
Souza: Mudanças na segurança pública do litoral estão sendo promovidas pelo tenente coronel Nivaldo Marcelos da Silva, comandante do 9.º BPM, e pelo capitão Anderson Puglia, comandante da 2.ª Companhia de Polícia Militar, de quem recebi o convite e a oportunidade de atuar em Guaratuba. Visando à implementação de ações eficazes passamos primeiramente à organização e setorização de ambientes, o que direcionará o sucesso da missão, por uma questão ergométrica passamos a redistribuir setores e revitalizar locais de acesso das pessoas, melhorando condições de convivência dos operacionais e de visitantes.
Folha do Litoral News: Dentro da operacionalidade dos trabalhos, existem prioridades?
Souza: Sempre trataremos de assuntos com critérios de prioridades, sendo as primeiras a atuação na prevenção de crimes em ambientes próximos às escolas, com incidência de policiamento preventivo em horários de entrada e saída de estudantes e crianças, passando pelo combate aos furtos em residências dos cidadãos guaratubanos e ações também em regiões e setores comerciais, onde seja maior a probabilidade de ocorrência de roubos. Também trataremos com atividade de inteligência as ações do tráfico de entorpecentes. Usando como estratégia, as visitas de polícia comunitárias que procuram obter dados para o planejamento de operações policiais militares, que se somarão ao serviço de plantão para atendimento de emergências policiais, o já renomado 190.
Folha do Litoral News: Guaratuba tem uma área rural grande, o que o senhor pretende fazer com relação à segurança pública nessas comunidade?
Souza: Também com técnicas de coleta e análise de dados de informação, direcionaremos operações policiais rotineiras e aumentaremos a ostensividade nesses setores mais afastados, o que ocasionará também o fortalecimento de uma parceria prática que já existe com a coirmã Polícia Militar de Santa Catarina, promovendo ainda estudos jurídicos nas questões de atuação em área de fronteiras estaduais.
Folha do Litoral News: O monitoramento com câmera da prefeitura ajuda a Polícia Militar?
Souza: Sim, um dos primeiros locais que conheci quando cheguei no município foi o controle do monitoramento, onde nos dispensaram a devida atenção e se colocaram à disposição para contribuir com a segurança pública, informando locais onde houvesse indivíduos em fundada suspeita do cometimento de crimes, e também fornecem imagem que auxiliam na identificação de suspeitos e criminosos, já havendo registro de ações positivas nesse sentido.
Folha do Litoral News: Fica o espaço para suas considerações finais.
Souza: Que se esclareça que a Polícia Militar do Paraná está em Guaratuba com o compromisso de proteger a população ordeira e que para isso atuaremos com força e vigor contra desajustados sociais. Mas que unidos com a sociedade e cidadãos de bem teremos uma maior capacidade de aplicar o policiamento onde seja necessário para que tenhamos a sonhada paz social, justa e perfeita.