Em solenidade realizada na tarde de quinta-feira, 29, o delegado Rogério Martin de Castro tomou posse oficialmente na chefia da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá. Ele substitui o delegado Ítalo César Sêga, o qual estava há quase dois anos no cargo e por questões pessoais pediu transferência para a cidade de Cianorte.
A solenidade aconteceu na sede da 1.ª SDP e contou com a presença do delegado-chefe da Divisão Policial do Interior (DPI), Valmir Soccio, e do corregedor geral da Polícia Civil do Paraná, Jairo Amodio Estorilio, os quais falaram um pouco da experiência de Castro em várias delegacias na capital do Estado, destacando a sua capacidade.
“O delegado Rogério Martin de Castro é um profissional que atuou na capital do Estado, em diversas unidades da Polícia Civil. Ele não é só experiente, mas é muito competente também e, por isso, foi escolhido para assumir a chefia da 1.ª SDP que, evidentemente, exige um profissional com esta qualidade”, disse Soccio.
Jairo Amodio também elogiou o trabalho do novo delegado em Curitiba, destacando sua atuação nas delegacias de Homicídio e Proteção à Pessoa e de Furtos e Roubos de Veículos. “Essa experiência com certeza irá auxiliar muito no seu trabalho aqui em Paranaguá”, declarou.
Rogério Martin de Castro, que também trabalhou nas comarcas de Rio Negro e Prudentópolis, faz parte da corporação desde 1994. Questionado sobre a expectativa de trabalhar em Paranaguá, ele destacou o trabalho que já vinha sendo realizado e os policiais que estão lotados na unidade. “A expectativa é a melhor possível, diante da qualidade dos policiais que aqui já estão lotados e pelo trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo meu antecessor”, ressaltou. Ele falou ainda da intenção de estreitar laços com os demais órgãos policiais, Ministério Público e Poder Judiciário. “Sem dúvida é mais um desafio na carreira, mas temos certeza de que com a união de todos, ficamos fortalecidos para enfrentar qualquer tipo de criminalidade”, completou.
Também estiveram presentes à solenidade o juiz Elvis Jackson Melnisk, da 2.ª Vara Criminal de Paranaguá; o promotor Rafael Carvalho Polli; o advogado Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho, presidente da OAB em Paranaguá; Sami Zahra, presidente do Conselho Municipal de Segurança; Ali Laden, presidente do Conselho da Comunidade; capitão Nelson Gonçalves, do 9.º Batalhão da Polícia Militar, e José Carlos de Oliveira, secretário municipal de Segurança.
Ainda compareçam os delegados Antonio Cesar Pereira dos Santos, de Morretes; Carlos Alberto da Costa Mendes, de Antonina; Max Lemos Dias, de Matinhos; Nilson Santos Diniz, adjunto da 1.ª SDP; além do médico Maurílio dos Santos, diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá e o perito criminal Amilton da Silva Mendes Filho, diretor do Instituto de Criminalística.