Dois rapazes ficaram feridos na noite de quarta-feira, 24, após fugirem de uma abordagem policial no Jardim Samambaia, em Paranaguá. Eles estavam em uma motocicleta que, durante a debandada, acabou colidindo contra uma viatura da Polícia Militar que estava parada.
Tudo começou por volta das 23h20, quando uma equipe policial foi acionada para dar atendimento a uma sequência de assaltos na região do Jardim Ouro Fino, praticada por dois indivíduos em uma motocicleta Honda CG Titan.
Durante patrulhamento, os militares localizaram dois suspeitos em uma motocicleta com as mesmas características repassadas pelas vítimas dos assaltos, os quais, ao avistarem a viatura se aproximando, fugiram em alta velocidade, não obedecendo à ordem de parada.
Conforme foi informado pelo tenente Zenildo Caetano das Neves, da 1.ª Companhia da Polícia Militar, os suspeitos fugiram por várias ruas e acessaram a Avenida Belmiro Sebastião Marques e nos limites dos bairros Jardim Ouro Fino e Jardim Jacarandá, a fuga terminou para eles. “A dupla acabou colidindo com uma viatura, que se deslocou em apoio e se encontrava parada sobre a via, fazendo o bloqueio policial. Como o condutor da moto trafegava em alta velocidade, ele não conseguiu controlar a direção do veículo, que acabou batendo de frente na viatura”, disse.
O tenente informou que os policiais não sofreram lesões, pois estavam fora da viatura, a qual, devido à violência da batida, ficou com a lataria bastante danificada. Já os dois ocupantes da moto não conseguiram sair ilesos, sendo o condutor um rapaz de 25 anos, morador na Vila Divineia, e o passageiro um menor de 16, com endereço em Matinhos.
“Na averiguação da identidade dos suspeitos, foi constatado que o condutor da moto não era habilitado e possuía antecedentes por tráfico de drogas, mas nada de ilícito foi encontrado com ele, nem com o outro rapaz, o que não justifica não terem obedecido à ordem de parada quando foi solicitado”, disse.
O oficial ressalta que todo cidadão deve seguir as instruções dos policiais durante uma abordagem. “A abordagem realizada pela Polícia Militar é uma ação necessária na preservação da ordem pública e ocorre sempre que o policial percebe em alguém um comportamento suspeito, como sair correndo ao avistar a aproximação da polícia”, disse.
O tenente destaca que apesar do desconforto, “é através da abordagem que a Polícia Militar retira de circulação armas, drogas, pessoas foragidas e recupera objetos furtados ou roubados”, explicou.
Zenildo informou ainda, que, por causa dos danos, a viatura atingida vai ter que sair de circulação para manutenção. “A viatura tinha sido submetida à revisão e reparos há poucos dias e estava em ótimo estado e, por causa desta situação, agora teremos um veículo a menos nas ruas para atender à população”, concluiu.
Devido à violência da batida, o condutor da moto e o passageiro sofreram lesões graves e moderadas e, após serem atendidos pelo Samu, foram encaminhados ao pronto-socorro do Hospital Regional do Litoral, onde ficaram em observação médica. Além das infrações de trânsito praticadas, os suspeitos deverão responder pelos crimes de desobediência e direção perigosa.
A motocicleta, uma Honda CG 150 Sport, estava com a documentação irregular e foi recolhida ao pátio do 9.º Batalhão.