A Defesa Civil Municipal promoveu no sábado, 10, o treinamento de 33 integrantes do corpo voluntariado. Na ocasião, os participantes aprenderam sobre a atual formatação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, com ênfase na importância e papel do membro voluntário nas ações operacionais.
O treinamento aconteceu entre às 7 horas e 16 horas, na região do Candonga, cidade de Morretes, e teve como objetivo principal encaminhar o grupo a uma região de difícil acesso, com moradias localizadas distantes da área urbana.
Segundo Jean Balboni, agenda da Guarda Civil Municipal de Paranaguá e que foi um dos instrutores, o local foi escolhido também para que os participantes pudessem compreender as dificuldades e obstáculos que as operações em defesa civil enfrentam para que seja prestado socorro às vítimas de sinistro e quais as estratégias adotadas nas ações de resposta. “O grupo se comportou muito bem durante as instruções e, no meu entender, todos têm perfil para ações de defesa civil”, disse o agente.
As atividades encerraram por volta das 16 horas e contemplaram ainda noções básicas de APH (Atendimento Pré Hospitalar) e meios de fortuna para salvamento aquático. “Outras ações de capacitação estarão sendo desenvolvidas na sequência para qualificação do corpo de voluntariado”, relatou o chefe de operações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Altair Vieira Rosina, o qual também é integrante da GCM